20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFMC lança bionematicida que aumenta a produtividade

FMC lança bionematicida que aumenta a produtividade

Presence® Full é atualização de produto afamado da companhia e é recomendado para tratamento de sementes e sulco de plantio

Com o objetivo de criar soluções cada vez mais inovadoras e que, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente, a FMC, empresa de ciências para agricultura, atualiza um de seus grandes produtos, o Presence®, para Presence® Full. O bionematicida é indicado para tratamento de sementes e, agora, também é recomendado para o sulco de plantio em culturas como soja, milho, feijão e algodão.
 

Potente para combater o nematoide das galhas (Meloidogyne incognitaMeloidogyne javanica), nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurusPratylenchus zeae) e nematoide de cisto (Heterodera glycines), a solução é resultado de uma demanda do campo percebida e monitorada pela FMC. “O Presence® Full vem para oferecer versatilidade no dia a dia do agricultor, pois pode ser utilizado tanto em sulco de plantio quanto no tratamento de sementes, e contempla um amplo espectro de espécies, incluindo os cistos, descritos na bula e com diferentes doses, conforme a dificuldade de cada praga”, diz Fábio Silva, gerente de pesquisa da FMC para a América Latina.
 

Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC

Outro diferencial do produto é a formulação com base de endósporos, o que proporciona um tempo de prateleira maior e, também, maior concentração em relação aos demais produtos do mercado, fatores que geram mais proteção e performance. Além disso, o Presence® Full é um promotor de crescimento, o que aumenta a produtividade por hectare e sua tecnologia promove estabilidade do controle para diferentes cultivos e compatibilidade com outros produtos químicos.
 

“O fator biológico no tratamento é muito importante, pois permite um tratamento de solo eliminando os nematoides, sem acabar com as bactérias. O Presence® Full possui vários outros benefícios como: aumento da atividade enzimática do solo, controle de patógenos de solo e melhor eficiência no uso da água”, explica Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC.

A solução é uma ferramenta que complementa o manejo integrado de nematoides em diferentes culturas, além do tratamento em sulco permitir que a área seja tratada independente da semente, com ação direta em fases juvenis e nos ovos de nematoides. Dentre outras características, o modo de ação é por contato, com múltiplos mecanismos oriundos da ação entre as bactérias, que têm alta capacidade de competição no solo, onde colonizam o sistema radicular das culturas, alimentando-se dos exsudados radiculares e formando um biofilme protetor ao redor da raiz. Além disso, durante o desenvolvimento bacteriano são secretados metabólitos secundários com efeito nematicida e nematostático que atuam de forma a limitar o desenvolvimento dos nematoides.

ARTIGOS RELACIONADOS

Combate ao bicudo manteve produtividade e rentabilidade do algodão

País de clima tropical e com terras férteis e abundantes. Essa vantagem estratégica na produção de alimentos e de fibra seria completamente perdida sem o avanço tecnológico em fitossanidade.

Brasil produzirá 1,3 milhão de toneladas de suco de laranja em 2029

Produtores de citros do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais têm muitos motivos para comemorar.

Lançamento do Sistema Enlist®

A Corteva Agriscience apresenta para o Brasil uma das mais aguardadas tecnologias ...

É possível aumentar a produtividade sem desmatar a Amazônia?

Técnicas de intensificação já existentes na região permitem preservar a floresta e, ao mesmo tempo, suprir demanda de forma sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!