Fórum sobre carvão vegetal reúne centenas de participantes

0
168

 

Mesmo em crise na área siderúrgica, o carvão vegetal atrai muitos investidores

 

Fórum sobre carvão vegetal reúne centenas de participantes - Crédito Divulgação
Fórum sobre carvão vegetal reúne centenas de participantes – Crédito Divulgação

Teve início no dia 22 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o III Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal. O evento teve uma participação além da expectativa da comissão organizadora, com 280 presentes, entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil, Paraguai e França.

Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pelo Departamento de Engenharia Florestal (Def) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento aconteceu nas dependências do Hotel San Francisco Flat.

Panorama

O Brasil é responsável por mais de 40% da produção mundial industrial de carvão vegetal, tendo este insumo, como destino principal, a produção de ferro gusa, aço, ferro ligas e silício metálico, sendo que em 2012 o país consumiu cerca de 26.830 milhões de metros cúbicos de carvão vegetal (AMS, 2013).

Segundo a coordenadora do evento, professora Angélica de Cássia Carneiro (Def/UFV), investimentos em pesquisa e a adoção de novas tecnologias de produção proporcionarão uma produção de carvão vegetal mais eficiente do ponto de vista tecnológico, social e ambiental.

Foram patrocinadores do evento as empresas Ferbasa, Dinagro Agropecuária, Syngenta, Bayer, Unibrás Agro química, Markan, Minasligas, Vallourec, Arcelor Mittal Bioflorestas, Palmyra Recursos Naturais, Sindifer, Associação Mineira de Silvicultura, Aperam BioEnergia, Plantar Siderúrgica, Votorantim Siderurgia, Alva Arquitetura e Engenharia e Painel Florestal.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro/janeiro da revista Campo & Negócios Floresta. Clique aqui para adquirir a sua.