27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFruit Attraction: Maranhão exibe suas credenciais na fruticultura

Fruit Attraction: Maranhão exibe suas credenciais na fruticultura

Divulgação

O Fruit Fórum, atração de conteúdo da Fruit Attraction, teve início na última terça-feira (16/4). Com apresentações acerca de qualidade, diversidade e sustentabilidade, abriu espaço também para que Estados do Brasil mostrem suas credenciais na fruticultura.

Um desses estados é o Maranhão, cujos representantes destacaram como suas características possibilitam a produção ininterrupta e potencializam o crescimento sustentável. “O solo e o clima, bem como o arranjo institucional, garantem a aptidão agrícola”, afirmou Victor Lamarão, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Sagrima).

Tenório Emerson, também da Sagrima, destacou que todas as faixas de solo existentes no Brasil são replicadas no território maranhense, o que favorece a diversidade de culturas – de frutas bastante conhecidas, como banana, abacaxi, melancia e caju, às mais exóticas, como murici, cupuaçu e pitomba. “Há, ainda, tecnologias amplamente acessíveis e mão de obra abundante”, disse.

Já Niedja Bezerra Costa, agrônoma da Universidade Estadual do Maranhão, abordou pesquisas em andamento da instituição ligadas à micropropagação de abacaxizeiro – especificamente o de Turiaçu. Com biorreatores e cultivo in vitro, os pesquisadores conseguem triplicar o cultivo de mudas em 18 meses na comparação com métodos tradicionais. Ademais, elas são certificadas e livres de pragas. “Estamos visitando produtores para capacitá-los, a fim de que passem a utilizar a nova técnica”, pontuou.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas otimizam frutificação

A agricultura brasileira evoluiu, por isso, para garantir maiores produtividades é ...

EPAMIG realiza Dia de Campo sobre fruticultura

Evento, em São João São del-Rei, abordará os temas poda e manejo

Diversidade e frequência na oferta são trunfos na hora de encantar os consumidores de frutas

A diversidade das frutas produzidas no Brasil é a maior ferramenta de conquista do consumidor. Essa foi uma das conclusões que especialistas chegaram durante...

Pior doença da bananeira

Cientistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) estão obtendo resultados promissores com o fungo Trichoderma asperellum no controle de outro microrganismo do mesmo reino, o Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), causador da murcha de Fusarium, uma das piores doenças da bananeira, antes conhecida como mal-do-panamá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!