24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFruticultura é pauta no Encontro Estadual dos Professores Agrícolas

Fruticultura é pauta no Encontro Estadual dos Professores Agrícolas

Agptea também levará para evento em Restinga Seca debate sobre Plano Nacional de Educação e importância dos geoparques

A programação do 38º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, que ocorre de 25 a 28 de outubro no Recanto Maestro, em Restinga Seca (RS), está definida. O evento, de organização da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), vai trabalhar as questões relacionadas à vida saudável, além de temas voltados à cultura regional do Rio Grande do Sul, especialmente no que se refere a escolha de mais um geoparque da Unesco na região, que é o da região de Caçapava do Sul (RS), onde a entidade está investindo em um empreendimento de formação.

Encontro Professores Agrícolas
Créditos: Divulgação

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, salienta que um dos temas será o da discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que é sempre formulado para dez anos. “No próximo ano já vencemos um período deste PNE e nós temos clareza de que pouco se fez. Muito ficou pelo caminho e muitas das metas elencadas pelo Brasil se perderam na história, como aliás vem acontecendo há muitas décadas. Diante disso, estamos reunindo o governo federal, o governo estadual e a Superintendência de Educação para saber quais são essas propostas que são trazidas”, observa.

Roloff, ressalta também que, enquanto centro de formação em Minas do Camaquã, a questão da fruticultura será fortemente abordada no evento. “Também teremos um painel que abordará temáticas relacionadas com a olivicultura, a pecanicultura e as frutas nativas, inclusive coroando este momento com um coquetel com essas frutas, para que os participantes vejam da importância de nós cultivarmos hábitos alimentares saudáveis”, reforça.
Além disso, a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) vai coordenar um dos painéis onde as escolas agrícolas poderão mostrar seus trabalhos. O presidente da Agptea frisa também que momentos de campo serão realizados. “Faremos visitas técnicas para conhecer um geoparque, que é a Quarta Colônia, onde através de uma saída de campo, os participantes poderão entender um pouco mais a relação entre o homem e a natureza”, explica.

As inscrições são limitadas. Informações podem ser obtidas no site da entidade no endereço www.agptea.org.br.

Confira a programação

25 de Outubro de 2023 (Quarta-feira)
15h às 18h — Recepção e hospedagem das Delegações (Hotel Recanto Maestro)
19h30min — Ato de Abertura (Centro de Eventos do Hotel Recanto Maestro)
20h — Palestra: Valores para uma sociedade com mais Paz – Amor e Esperança (Giovanni Mattiello – Sociólogo, Doutor em Teologia)
21h30min — Jantar

25 de Outubro de 2023 (Quinta-feira)
9h — Painel: Um balanço do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e perspectivas da Educação Profissional para o novo PNE.. (Seduc/Suepro – CEEd/RS – SETEC/MEC)
10h30min — Intervalo
10h45min — Grupos de trabalho para tomada de propostas de prioridades e boas práticas para as Escolas Agrícolas do RS. (Coordenação Suepro/Seduc e Conselho de Diretores)
12h20min — Almoço
13h30min — Palestra: Caminhos para uma agropecuária rentável, ecológica e de bem-estar humano e animal – (Eng. Agr. Humberto Sório Junior e Eng. Agr. Paulo Aresi)
15h30min — Tempo livre para aproveitar as Termas do Hotel e demais espaços
19h30min — Palestra: Educação e Felicidade (Prof. Dr. Gabriel Grabowski)
21h — Jantar

27 de Outubro de 2023 (Sexta-feira)
9h- Painel: Painel: Sustentabilidade Ambiental no meio rural (Eng. Agrônomo e Professor da AMF Alex Fabiano Giuliani  & Alvir Longhi Coordenador da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas e Coordenador de Projetos do CETAP )
10h30min — lntervalo
10h45min — Painel: Os três Geoparques do RS e sua importância estratégica para o Estado (Professores da Universidade Federal de Santa Maria)
12h30min — Almoço
13h30min — Visitação na Quarta Colônia com destaque aos sítios arqueológicos e a Área do Parque Estadual Quarta Colônia
20h30min — Avaliação e Jantar festivo de Encerramento do Evento

28 de Outubro de 2023 (Sábado)
Livre para curtir as termas, atividades pessoais e retorno

ARTIGOS RELACIONADOS

Frutas vermelhas: Com gostinho de quero mais

Estima-se que as frutas vermelhas ocupam uma área de aproximadamente 4.200 hectares quando se considera a produção nacional dessas frutas. O morango, por sua popularidade, acaba sendo o protagonista, seguido da amora-preta e do mirtilo.

28º Show Tecnológico Copercampos

27 a 29 de fevereiro, em Campos Novos (SC).

22ª Edição da Hortitec acontece em junho

A Hortitec " Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas " chega à vigésima segunda edição plenamente consolidada como a maior e mais...

Aquafértil tem foco em nutrição de plantas

O Encontro de Hidroponia 2016 foi semelhante à edição de 2015, segundo Marcelo Cristóvão Arrighi, diretor da Aquafértil, exceto pela surpreendente presença de produtores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!