Frutificação efetiva da macieira

0
200

José Luiz Petri

Pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Caçador

petri@epagri.sc.gov.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A indução e diferenciação de gemas floríferas na macieira são iniciadas logo após a floração do ano anterior. Embora seja possível distinguir os diversos órgãos de frutificação pela aparência externa, muitas vezes as gemas podem não se diferenciar em gemas floríferas, continuando como vegetativas.

Como a formação das gemas floríferas ocorre durante o ciclo vegetativo, fatores culturais e climáticos podem influenciar favoravelmente ou negativamente no desenvolvimento floral do próximo ciclo.

Como acontece

O meristema apical passa por três fases de desenvolvimento, que são a fase juvenil, a fase adulta vegetativa e a fase adulta reprodutiva. Na fase reprodutiva a indução floral tem grande importânciana fruticultura, pois este é o primeiro passo para obtenção de produtividades altas e constantes.

Para passar a fase juvenil e chegar rápido à fase reprodutiva, é utilizada a enxertia. Cronologicamente, ocorrem quatro processos que podem ser descritos como a indução floral, iniciação floral (transformação histológica), diferenciação floral (morfológica) e antese (florescimento).

Todo o processo de indução à completa diferenciação poderá durar de 90 a 120 dias nas condições do Brasil, dependendo da cultivar.

O começo

O processo de indução e diferenciação floral é iniciado 30 a 45 dias após a plena floração, porém, pode variar em função da cultivar, do porta-enxerto, da localização das gemas nas plantas, do crescimento vegetativo, de fatores nutricionais e das condições climáticas. O manejo da planta como arqueamento dos ramos eanelamento do tronco pode alterar a época de indução e diferenciação.

Ciclo vegetativo

A indução floral é considerada como o processo do meristema vegetativo passar para a fase reprodutiva. O período de florescimento, que define a frutificação efetiva na macieira, é quando também se define a produtividade.

O processo biológico de formação de flores na macieira se inicia na primavera e continua até a próxima primavera, quando a planta floresce e produz os frutos. Portanto, os frutos estão se desenvolvendo ao mesmo tempo que as flores, para o próximo ciclo.

Interferências

Alguns fatores influenciam positivamente e outros negativamente na frutificação. Positivamente influenciam o arqueamento dos ramos, anelamento do tronco, baixa frutificação, controle do crescimento; e negativamente pode ser citado excessivo vigor das plantas, excessiva frutificação, queda prematura de folhas e baixa insolação.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.