27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFundação Procafé realiza 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Fundação Procafé realiza 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

 

Com o tema principal “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia”, o Congresso será realizado no Centro de Convenções do Hotel Fazenda de Poços de Caldas (MG), de 27 a 30 de outubro

 

CONGRESSO DE PESQUISAS CAFEEIRAS O Congresso será realizado no período de 27 a 30 de outubro,em Poços de Caldas (MG), e deverá contar com a participação de 600 pessoas e apresentação de 100 trabalhos de pesquisas -  Crédito Shutterstock
CONGRESSO DE PESQUISAS CAFEEIRAS
O Congresso será realizado no período de 27 a 30 de outubro,em
Poços de Caldas (MG), e deverá contar com a participação de 600 pessoas e apresentação de 100 trabalhos de pesquisas –
Crédito Shutterstock

A Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira ” Fundação Procafé promove mais uma edição de um dos tradicionais congressos sobre pesquisa cafeeira no País: o 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, a ser realizado em Poços de Caldas (MG), no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Poços de Caldas, de 27 a 30 de outubro.

O tema central de 2015 é “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia“. A Fundação Procafé é uma das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Missão

O principal objetivo do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é incentivar a ampla discussão da comunidade científica com representantes dos setores do agronegócio café sobre resultados da pesquisa cafeeira e promover a transferência de tecnologias, troca de conhecimentos e treinamentos para aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.

O público esperado, de aproximadamente 600 participantes, é constituído de pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café.

Em 2014 o evento reuniu mais de 500 pessoas - Crédito Luize Hess
Em 2014 o evento reuniu mais de 500 pessoas – Crédito Luize Hess

Programação

O programa do evento prevê a apresentação oral de 100 trabalhos de pesquisa sobre os diversos setores de estudo da cultura cafeeira. A remessa de trabalhos aconteceu até 20 de setembro.

Haverá, também, a realização de três seminários sobre os 45 anos de convivência com a ferrugem do cafeeiro, a situação atual do controle da broca e o uso de imagens de drones na cafeicultura. Os participantes poderão, ainda, visitar estandes de empresas e conferir a mostra de quadros “Café com Arte“, da artista plástica Valéria Vidigal.

 Neste ano o tema será “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia“ - Crédito Luize Hess
Neste ano o tema será “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia“ – Crédito Luize Hess

Fundação Procafé

Localizada em Varginha, na região sul do Estado de Minas Gerais, a Procafé realiza estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, biotecnologia, gerenciamento agrícola, diagnósticos e divulga alertas fitossanitários e estudos socioeconômicos, entre outros.

Nesse contexto, promove e apoia treinamentos de técnicos e cafeicultores, realiza periodicamente cursos e eventos técnico-científicos e de transferência de tecnologias, a exemplo deste Congresso de Pesquisas Cafeeiras. Seu corpo técnico tem experiência de cerca de 40 anos em atividades de pesquisa e transferência de tecnologia.

A transferência de tecnologia sempre esteve na linha de frente da atuação da Procafé, de acordo com o seu presidente, José Edgard Pinto Paiva. Para ele, “a Fundação assumiu o desafio de capacitar o produtor para adotar soluções tecnológicas, reduzir custos e obter mais lucratividade. Percebemos que a satisfação de quem desenvolve uma tecnologia é que ela não faça apenas parte do seu curriculum acadêmico, mas sim que ela seja utilizada. Assim, o congresso é uma das oportunidades de reunir pesquisadores, técnicos e cafeicultores para a troca de conhecimentos e experiências, e promover o diálogo entre pesquisa-extensão-produção continuamente em prol da cafeicultura brasileira”, conclui José Edgard.

José Braz Matiello, um dos organizadores do evento - Crédito Luize Hess
José Braz Matiello, um dos organizadores do evento – Crédito Luize Hess

Direto na fonte

Para falar sobre esta edição do evento e das principais contribuições de sua realização ao longo dos anos, o presidente da Procafé, José Edgar, engenheiro agrônomo e técnico aposentado do antigo Instituto Brasileiro do Café ” IBC, autarquia do Governo Federal extinta em 1990, foi escolhido.

Ele explica que o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras surgiu, em 1970, com a constatação da ferrugem do cafeeiro no Brasil e a necessidade de juntar trabalhos e recomendações, ou seja, unir esforços tecnológicos, para subsidiar o controle da temida doença.

Depois, com a observação de que o problema da ferrugem envolvia um conjunto de práticas de manejo dos cafezais, englobando sua renovação, houve a abertura para atender e discutir todos os setores de estudo da cultura cafeeira. Nesse período até hoje, que completa 41 edições, reúne, em média, 500 participantes por ano e gera a publicação de cerca de 250 trabalhos anuais, trazendo muitas novas tecnologias para aplicação na cafeicultura brasileira.

Quem estará lá

Para prestigiar o evento estarão presentes, em sua maioria, técnicos que trabalham na cafeicultura, pesquisadores, extensionistas, consultores, professores de agronomia, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de empresas de insumos e maquinários e produtores líderes. “Eles podem se beneficiar diretamente do congresso, pelo conhecimento e, indiretamente, multiplicando esses conhecimentos, fazendo-os chegar até um maior número de cafeicultores“, considera José Edgar.

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Azud – Sistemas de filtragem e irrigação

Essa foi a segunda vez que a Azud participou da Fenicafé, um evento de suma importância para a cadeia agrícola. A Azud é muito...

Brasil tem primeiro drone 100% conectado à tecnologia 5G

O drone NAURU 500C da XMobots, maior fabricante de drones do Brasil e da América Latina, ...

Coffee of The Year 2019: Inscrições vão até 18 de outubro

O melhor café especial do Brasil será revelado na Semana Internacional do Café, entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte Em 2018, dois capixabas...

MIAC – Especialista no recolhimento de café

Na Expocafé 2019, a MIAC apresentou ao mercado a nova linha de máquinas para o recolhimento de café, denominada “Série S”. São novos modelos desenvolvidos com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!