22 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFundecitrus inicia estimativa da safra de laranja 2017/18

Fundecitrus inicia estimativa da safra de laranja 2017/18

 

Agentes estão visitando pomares para atualizar número de árvores

laranjaO Fundecitrus ” Fundo de Defesa da Citricultura deu início aos trabalhos para a estimativa da safra de laranja 2017/2018 com a atualização do inventário de laranjeiras do parque citrícola formado por 349 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Esse procedimento é necessário para verificar a expansão, a renovação e a retração da área produtora durante o ano de 2016.

Os agentes do Fundecitrus visitarão 2.625 talhões de laranjeiras (quadras de plantas) – correspondentes a 5% do total existente no parque citrícola – para fazer a contagem de todas as árvores. Os locais foram definidos por sorteio baseado em estratificação por região, variedade e idade. Essa fase é o primeiro passo para a estimativa da safra 2017/18 e deve ser concluída em março.

Na sequência, será feita a derriça de 2.200 árvores, cujos frutos serão separados por florada, contados e pesados. Os dados da derriça associados aos do inventário de árvores compõem os números da safra, que serão divulgados em 10 de maio.

O Fundecitrus implantou a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) em outubro de 2014, em atenção a uma demanda do setor citrícola, que almejava possuir informações precisas sobre a produção de laranja e do parque citrícola levantadas de forma transparente, com base em medições de campo, contagem e pesagem de frutos. A pesquisa é feita em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto e o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal.

Assista o vídeo sobre a pesquisa de estimativa de safra: https://www.youtube.com/watch?v=k6TTksLYEgk

Comunicação Fundecitrus

(16) 3301-7045 / 3301-7002

comunicacao@fundecitrus.com.br

Fabiana Assis ” fabiana.santos@fundecitrus.com.br

Jaqueline Ribas ” jaqueline.ribas@fundecitrus.com.br

www.fundecitrus.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Greening atinge 18% dos pés de laranja

Levantamento feito pelo Fundecitrus mostra crescimento de 160% na doença. CVC caiu 80%   Um levantamento realizado pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) aponta que...

Mal das folhas da seringueira exige controle imediato

João Alberto Zago Edson Luiz Furtado elfurtado@fca.unesp.br Departamento de Proteção Vegetal - FCA/UNESP " Botucatu (SP) Causado por Microcyclusulei, o mal das folhas da seringueira é a mais...

ANPII alerta sobre os riscos de sementes pré-inoculadas

  Embrapa Soja oferece avaliação do número de bactérias por grão   O Brasil pode ser considerado, hoje, o líder na utilização dos benefícios da fixação biológica...

Tratos culturais – As recomendações para a atemoia

A principal vantagem dos híbridos de atemoia é a capacidade de serem cultivados em áreas mais amplas que seus genitores individualmente, uma vez que possuem maior adaptabilidade às condições climáticas de determinada região. Por exemplo, a cultivar Gefner se adapta bem em regiões mais quentes, por outro lado, a cultivar Thompson pode ser explorada em áreas de clima mais ameno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!