26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFungicida multicultura controla septoriose

Fungicida multicultura controla septoriose

Solução transferiu eficácia de 80% no controle do patógeno, frente a de 54% a 56% obtidos com os chamados tratamentos-padrão, segundo informa empresa

Registrado para utilização em 24 culturas agrícolas brasileiras, o fungicida de marca Vitene®, da Sipcam Nichino Brasil, esteve no centro de uma série de estudos realizada pela empresa, para avaliar o desempenho dessa solução no controle da doença septoriose na soja (Septoria glycines) ou mancha-parda, cujo patógeno se mostra mais desafiador safra após safra. A pesquisa avaliou também outros insumos do chamado ‘portfólio-estrela’ da Sipcam Nichino.

Soja
Créditos: Divulgação

De acordo com a empresa, o tratamento ancorado no fungicida Vitene® diante da septoriose contemplou aplicações em diferentes doses, observadas 14 dias depois, comparativamente aos chamados tratamentos-padrão do produtor e a uma ‘área-testemunha’, na qual a severidade da doença era de quase 13%.

Segundo informa o engenheiro agrônomo Vitor Cabral, da área de desenvolvimento de mercado, nas aplicações comparadas, Vitene®, empregado preventivamente, registrou eficácia de até 80% sobre a septoriose, frente a de 54% a 56% dos tratamentos-padrão do produtor.

Conforme a Sipcam Nichino, Vitene® é descrito como fungicida sistêmico do grupo das estrobirolinas e dos triazois, com atuação sistêmica (de penetração e distribuição na área tratada). Seus ingredientes ativos são os compostos azoxistrobina e difenoconazol. A solução, diz o fabricante, também conta com registro para algodão, amendoim, arroz, batata, cebola, citros, feijão, girassol, milho, tomate, trigo e hortifrútis.

“Safra após safra, Vitene® se consolida, também, como uma ferramenta estratégica à mão do produtor visando o manejo de resistência de fungicidas a patógenos causadores de doenças economicamente relevantes, entre estas as de final de ciclo da soja”, finaliza Cabral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle eficiente de pragas e doenças em hidroponia

A população brasileira atualmente busca incessantemente uma alimentação saudável, a partir de produtos isentos de resíduos de defensivos.

Plantas daninhas e a resistência

O uso de herbicidas como ferramenta no controle de plantas daninhas tornou-se ...

Sala de Controle: o comando do campo pode estar em qualquer lugar

Uma única solução que permite o comando remoto de todas as operações de cultivo, colheita e transporte que ocorrem no campo.

Florindo Agro e Bionat levam conhecimento sobre MIP

Na ocasião, a Bionat apresentará suas inovações e diferenciais em produtos e serviços para o setor, de modo a contribuir com esse mercado desafiador e tão exigente em tecnologias que entregam resultado no campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!