21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasResultados a campo respaldam novo fungicida

Resultados a campo respaldam novo fungicida

Solução recomendada ao manejo de patógenos danosos à cultura demonstra melhor adesividade, maior tempo de controle e entrega mais vigor às plantas

Apresentado a um grupo formado por especialistas, produtores de amendoim e clientes, reunidos na paulista Ribeirão Preto, o fungicida para tratamento de sementes de amendoim Tiofanil® FS, da Sipcam Nichino, chega ao mercado respaldado por uma série de estudos. Conforme a companhia, testes e pesquisas pré-lançamento mostraram que a solução apresenta melhor adesividade à semente e maior tempo de controle de doenças, além de estandes de plantas mais estáveis e com mais vigor.

Créditos: Divulgação

Segundo Sergio Camargo, engenheiro agrônomo e consultor em marketing da Sipcam Nichino, Tiofanil® FS foi submetido a vários trabalhos de pesquisas nos municípios paulistas de Jaboticabal, Tupã, Miguelópolis e Conchal. Coordenaram os trabalhos a consultoria Agroalerta e a equipe técnica da companhia.

O agrônomo lembra que o novo fungicida protege as sementes dos patógenos durante o processo de germinação e emergência das plântulas nos casos de incidência das doenças podridão dos grãos armazenados (Aspergillus flavus), fungo de armazenamento (Penicillium spp) e mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum). Nos trabalhos de campo, acrescenta ele, “a solução teve o desempenho comparado aos chamados tratamentos padrão do produtor”.

Resultados e mercado

De acordo com Camargo, em trabalhos de pesquisa com rigor científico publicados pela Embrapa, sementes sabidamente contaminadas com 20% de incidência de quatro patógenos, tiveram redução para 5% com a utilização dos ativos presentes no fungicida Tiofanil® FS, frente ao tratamento padrão, que registrou 10% de incidência.

Segundo Camargo, em ensaios realizados com sementes inoculadas com patógenos em ambiente restritivo à germinação, Tiofanil® FS respondeu com 31% frente a 18% do tratamento-padrão. Nesse mesmo trabalho, ele informa, Tiofanil® FS destacou-se com um estande 28% superior ao tratamento-padrão, aos 21 dias após o plantio.

Em outros trabalhos realizados a campo, segundo o agrônomo, sementes com 20% de germinação, ao serem inoculadas com o principal patógeno presente nos solos, tiveram sua emergência reduzida para 9%. “Essas mesmas sementes inoculadas e tratadas com Tiofanil® FS apresentaram uma emergência final de 29%”, diz.

“A proteção das sementes tratadas com Tiofanil® FS proporcionou plântulas mais vigorosas, bem como melhor uniformidade do estande final da lavoura, na faixa de 18% a 25% acima dos tratamentos padrão”. Conforme Camargo, Tiofanil® FS é recomendado ainda para o produtor fazer o manejo de resistência de fungos que perderam a sensibilidade aos fungicidas-padrão.

Ainda de acordo com Sergio Camargo, Tiofanil® FS é descrito como fungicida sistêmico e de contato, dotado de amplo espectro de ação, formulado à base dos compostos clorotalonil e tiofanato metílico.

O levantamento Kynetec FarmTrak traz o Brasil na posição de 13º maior produtor e 7º no ranking de exportadores da leguminosa. Em 2022, foram embarcadas cerca de 285 mil toneladas de amendoim, quase 40% da produção nacional, volume 44% acima do ciclo 2019-20 (198 mil toneladas).

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer leva novo fungicida para a Showtec e AgroBrasília

Durante as feiras os visitantes podem ver os avanços em soja, milho, proteção de cultivos, agricultura digital e sustentabilidade, além de recomendações com especialistas do setor.

Irrigação potencializa produção no campo

Para tentar vencer as dificuldades provocadas por longos períodos de estiagem ou mesmo por ...

HELM do Brasil lança fungicida Proteus® para a plantação de soja no Show Rural Coopavel 2023

Fungicida Proteus®, lançamento da HELM do Brasil, é eficiente no manejo de ferrugem asiática

Semeadoras do Agro promoveu palestras na Agrishow

Temas como "Enfrentamento da Violência Doméstica e os Direitos das Mulheres no Campo" foram abordados durante o evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!