26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasResultados a campo respaldam novo fungicida

Resultados a campo respaldam novo fungicida

Solução recomendada ao manejo de patógenos danosos à cultura demonstra melhor adesividade, maior tempo de controle e entrega mais vigor às plantas

Apresentado a um grupo formado por especialistas, produtores de amendoim e clientes, reunidos na paulista Ribeirão Preto, o fungicida para tratamento de sementes de amendoim Tiofanil® FS, da Sipcam Nichino, chega ao mercado respaldado por uma série de estudos. Conforme a companhia, testes e pesquisas pré-lançamento mostraram que a solução apresenta melhor adesividade à semente e maior tempo de controle de doenças, além de estandes de plantas mais estáveis e com mais vigor.

Créditos: Divulgação

Segundo Sergio Camargo, engenheiro agrônomo e consultor em marketing da Sipcam Nichino, Tiofanil® FS foi submetido a vários trabalhos de pesquisas nos municípios paulistas de Jaboticabal, Tupã, Miguelópolis e Conchal. Coordenaram os trabalhos a consultoria Agroalerta e a equipe técnica da companhia.

O agrônomo lembra que o novo fungicida protege as sementes dos patógenos durante o processo de germinação e emergência das plântulas nos casos de incidência das doenças podridão dos grãos armazenados (Aspergillus flavus), fungo de armazenamento (Penicillium spp) e mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum). Nos trabalhos de campo, acrescenta ele, “a solução teve o desempenho comparado aos chamados tratamentos padrão do produtor”.

Resultados e mercado

De acordo com Camargo, em trabalhos de pesquisa com rigor científico publicados pela Embrapa, sementes sabidamente contaminadas com 20% de incidência de quatro patógenos, tiveram redução para 5% com a utilização dos ativos presentes no fungicida Tiofanil® FS, frente ao tratamento padrão, que registrou 10% de incidência.

Segundo Camargo, em ensaios realizados com sementes inoculadas com patógenos em ambiente restritivo à germinação, Tiofanil® FS respondeu com 31% frente a 18% do tratamento-padrão. Nesse mesmo trabalho, ele informa, Tiofanil® FS destacou-se com um estande 28% superior ao tratamento-padrão, aos 21 dias após o plantio.

Em outros trabalhos realizados a campo, segundo o agrônomo, sementes com 20% de germinação, ao serem inoculadas com o principal patógeno presente nos solos, tiveram sua emergência reduzida para 9%. “Essas mesmas sementes inoculadas e tratadas com Tiofanil® FS apresentaram uma emergência final de 29%”, diz.

“A proteção das sementes tratadas com Tiofanil® FS proporcionou plântulas mais vigorosas, bem como melhor uniformidade do estande final da lavoura, na faixa de 18% a 25% acima dos tratamentos padrão”. Conforme Camargo, Tiofanil® FS é recomendado ainda para o produtor fazer o manejo de resistência de fungos que perderam a sensibilidade aos fungicidas-padrão.

Ainda de acordo com Sergio Camargo, Tiofanil® FS é descrito como fungicida sistêmico e de contato, dotado de amplo espectro de ação, formulado à base dos compostos clorotalonil e tiofanato metílico.

O levantamento Kynetec FarmTrak traz o Brasil na posição de 13º maior produtor e 7º no ranking de exportadores da leguminosa. Em 2022, foram embarcadas cerca de 285 mil toneladas de amendoim, quase 40% da produção nacional, volume 44% acima do ciclo 2019-20 (198 mil toneladas).

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores que contrataram seguro rural receberam R$ 341 milhões

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado das indenizações pagas pelas seguradoras para os produtores rurais que participaram do PSR em 2019.

Uso de feromônios no controle de pragas

O mundo mudou muito nos últimos 12 meses. As disrupções tecnológicas estão ...

Fungicida tem eficácia sobre cercosporiose

Solução multicultura está registrada também para patógenos que atingem cerca de 20 cultivos de relevância econômica, informa fabricante

HELM do Brasil garante rentabilidade no plantio de hortifrútis

Em soluções, a HELM do Brasil vai apresentar, entre outros produtos de seu portfólio, o Previnil, Helmstar Plus, Prisma Plusa e Galeão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!