19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFungicida multicultura impulsiona proteção de feijoeiro

Fungicida multicultura impulsiona proteção de feijoeiro

Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro, informa a equipe técnica da empresa fabricante.

Lavoura de Feijão
Créditos: Divulgação

Uma solução multicultura lançada há cerca de dois anos pela Sipcam Nichino, o fungicida de marca Vitene® se consolida entre ferramentas estratégicas do produtor de feijão para a proteção da cultura ante doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular. Segundo a empresa, campos realizados na safra 2022-23, na mineira Paracatu, mostraram que com o fungicida houve ganhos em produtividade de 9,1 sacas por hectare até 13,5 sacas por hectare, com registro de produção de 45,9 a 50,3 sacas/ha.

De acordo com a Sipcam Nichino, esses ensaios, conduzidos pela consultoria Planeje no chamado ‘feijão das águas’, reforçaram a viabilidade técnica e econômica do fungicida. “Vitene® superou resultados de outros conhecidos tratamentos-padrão do produtor, comparados nos testes”, revela Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado.

A Sipcam Nichino descreve Vitene® como um fungicida multicultura, sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois. “Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, destaca Cabral. “Tem ainda entre os benefícios à cultura a seletividade, esta associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, acrescenta.

“Aplicado perto dos trinta dias após a semeadura, na fase vegetativa, antes do florescimento, Vitene® responde rapidamente e constitui uma solução consistente no controle de patógenos potencialmente danosos à safra”, continua Cabral.

Ainda de acordo com Vitor Cabral, a eficácia de Vitene® diante de doenças do feijoeiro pode ser potencializada igualmente na prática do manejo de resistência de patógenos a ingredientes ativos de fungicidas. “O manejo de resistência deve ser incentivado perante doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular, principalmente, em virtude da elevada severidade de todas elas em relação à produtividade e à rentabilidade da cultura.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Quelatos orgânicos favorecem produtividade do feijoeiro

Os quelatos orgânicos são aliados essenciais para aumentar a produtividade do feijoeiro e garantir uma colheita de qualidade,

Plantio de feijão após soja intensifica bacteriose em lavouras

A rotação de culturas é uma das práticas recomendadas para viabilizar o manejo em ....

Biológicos contra lagartas do morango

  Dirceu Pratissoli Doutor em Entomologia, professor e pesquisador do NUDEMAFI/CCA-UFES pratissoli@cca.ufes.br Atualmente, duas lagartas vêm provocando danos à cultura do morangueiro, sendo estes quanti e qualitativos, ambos...

Controle biológico de ácaros-praga com predadores

Mário Eidi Sato Pesquisador científico do Laboratório de Acarologia - Centro Experimental do Instituto Biológico mesato@biologico.sp.gov.br   Está em desenvolvimento no Estado de São Paulo um projeto para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!