20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFungicida multicultura impulsiona proteção de feijoeiro

Fungicida multicultura impulsiona proteção de feijoeiro

Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro, informa a equipe técnica da empresa fabricante.

Lavoura de Feijão
Créditos: Divulgação

Uma solução multicultura lançada há cerca de dois anos pela Sipcam Nichino, o fungicida de marca Vitene® se consolida entre ferramentas estratégicas do produtor de feijão para a proteção da cultura ante doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular. Segundo a empresa, campos realizados na safra 2022-23, na mineira Paracatu, mostraram que com o fungicida houve ganhos em produtividade de 9,1 sacas por hectare até 13,5 sacas por hectare, com registro de produção de 45,9 a 50,3 sacas/ha.

De acordo com a Sipcam Nichino, esses ensaios, conduzidos pela consultoria Planeje no chamado ‘feijão das águas’, reforçaram a viabilidade técnica e econômica do fungicida. “Vitene® superou resultados de outros conhecidos tratamentos-padrão do produtor, comparados nos testes”, revela Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado.

A Sipcam Nichino descreve Vitene® como um fungicida multicultura, sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois. “Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, destaca Cabral. “Tem ainda entre os benefícios à cultura a seletividade, esta associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, acrescenta.

“Aplicado perto dos trinta dias após a semeadura, na fase vegetativa, antes do florescimento, Vitene® responde rapidamente e constitui uma solução consistente no controle de patógenos potencialmente danosos à safra”, continua Cabral.

Ainda de acordo com Vitor Cabral, a eficácia de Vitene® diante de doenças do feijoeiro pode ser potencializada igualmente na prática do manejo de resistência de patógenos a ingredientes ativos de fungicidas. “O manejo de resistência deve ser incentivado perante doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular, principalmente, em virtude da elevada severidade de todas elas em relação à produtividade e à rentabilidade da cultura.”

ARTIGOS RELACIONADOS

ILPF – A sustentabilidade levada a sério

  A ILPF é uma tecnologia brasileira que se caracteriza como uma estratégia de produção que integra a agricultura, a criação de animais e o...

Algas antiestressantes para o feijoeiro

Podemos considerar os extratos de algas também como agentes antiestressantes. E com ação no feijão. Confira.

XIII SIMPÓSIO DA CULTURA DE FEIJÃO

PERÍODO: 03 a 05 de março de 2015   LOCAL: Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, em Piracicaba, SP Rodovia do Açúcar, KM 156 (SP-308), CEP:...

Grimaldi – Sempre presente na agricultura brasileira

Parceira assídua dos agricultores, a Grimaldi esteve presente mais uma vez na Tecnoshow Comigo 2017,mostrando com seu know how de 55 anos, tecnologia, segurança...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!