19 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosQuelatos orgânicos favorecem produtividade do feijoeiro

Quelatos orgânicos favorecem produtividade do feijoeiro

Os quelatos orgânicos são aliados essenciais para aumentar a produtividade do feijoeiro e garantir uma colheita de qualidade,

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti
Engenheira agrônoma, doutora em Ciência do Solo (UFPB) e professora substituta -Universidade Federal do Cariri
idalinepessoa@hotmail.com

Foto: Ana Maria Diniz

O feijão é, atualmente, uma das leguminosas mais importantes em todo o mundo e é uma fonte importante nutriente. Suas propriedades nutricionais estão relacionadas a um alto teor de proteína.
Devido à importância econômica e social da cultura, vários estudos estão sendo realizados para minimizar custos e maximizar a produção, incorporando tecnologias que melhoram a nutrição de culturas, como os quelatos.

Os quelatos são muito solúveis e dissociam-se muito pouco em solução, ou seja, uma vez ligados, permanecem inalterados, fazendo com que os defensivos e micronutrientes (zinco, ferro, manganês, cobre e cobalto) permaneçam inalterados e disponíveis na solução.
A quelatização é uma forma de proteger os nutrientes, para que, quando entrarem em contato com a planta, não percam seu efeito. A novidade, que ajuda na translocação dos nutrientes dentro das plantas, contribui também para um aumento geral na produtividade do feijoeiro de até seis sacas a mais por hectare.

Os quelatos sintéticos são formados pela combinação de um agente quelatizante com um metal, por meio de ligações coordenadas.
Um exemplo é a utilização de manipueira, resíduo líquido da prensagem da mandioca, obtido no processo de produção de farinha. Após a fermentação da manipueira há a formação ácidos orgânicos, como ácido lático e acético.
Alguns desses ácidos orgânicos naturais são agentes quelatizantes e podem ser utilizados na fixação de micronutrientes no solo. O uso de quelatos em adubações com micronutrientes apresenta eficiência agronômica de três a 10 vezes maior que os sais.
A manipueira, fermentada via ação microbiana, pode se tornar um quelatizante com grande potencial agrícola.

O feijoeiro

Dentre os principais micronutrientes indispensáveis para o feijão, destaca-se o zinco, que está diretamente relacionado à síntese e à conservação de auxinas, hormônios vegetais envolvidos no crescimento da planta e na estrutura e funções das enzimas.
A inexistência de conhecimento do uso da manipueira na cultura do feijoeiro tornou necessária a procura de uma solução tecnológica para a obtenção de quelato de zinco para incremento da produção da cultura do feijoeiro, considerando-se o melhor aproveitamento da manipueira na agricultura.

Atualmente, os quelatos são classificados quanto à sua eficiência, conforme a capacidade de quelatizar um determinado nutriente. Desta maneira, alguns deles são eficientes para alguns, mas fracos para outros.
É fundamental que um quelato tenha a capacidade de quelatização para todos os nutrientes, porém, quando alguns nutrientes não quelatizados são dissolvidos na solução, também chamada de calda, ocorrem reações químicas que mudam a estrutura química dos fertilizantes. Essas ligações tornam os nutrientes indisponíveis para a absorção da planta.
Na literatura existem poucos trabalhos sobre o efeito dos quelatos orgânicos na cultura do feijoeiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Café orgânico e regenerativo é a aposta de cooperativas

Cooperativas que produzem café Fairtrade estão investindo e incentivando os seus cooperados a mudaram a produção de café para lavouras orgânicas e regenerativas.

Horticultores buscam as melhores – tecnologias ao redor do mundo

Expedições técnicas ganham espaço entre produtores e são alternativas para troca de experiências e melhorias no mercado As viagens técnicas entraram de vez no dia...

Efeito do fosfito de potássio na produtividade e sanidade do tomate industrial

Daniela Andrade Engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia/Produção Vegetal e especialista em gestão do agronegócio daniela.agronomia@outlook.com Cerca de 200 espécies de insetos já foram relatadas alimentando-se de tomateiro....

Adubação verde – A natureza a serviço da natureza

Elaine Bahia Wutke ebwutke@iac.sp.gov.br José Antônio de Fátima Esteves jafesteves@iac.sp.gov.br Engenheiros agrônomos, pesquisadores científicos do Instituto Agronômico (IAC), Centro de Grãos e Fibras " Leguminosas Edmilson José Ambrosano ambrosano@apta.sp.gov.br Engenheiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!