29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosQuelatos orgânicos favorecem produtividade do feijoeiro

Quelatos orgânicos favorecem produtividade do feijoeiro

Os quelatos orgânicos são aliados essenciais para aumentar a produtividade do feijoeiro e garantir uma colheita de qualidade,

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti
Engenheira agrônoma, doutora em Ciência do Solo (UFPB) e professora substituta -Universidade Federal do Cariri
idalinepessoa@hotmail.com

Foto: Ana Maria Diniz

O feijão é, atualmente, uma das leguminosas mais importantes em todo o mundo e é uma fonte importante nutriente. Suas propriedades nutricionais estão relacionadas a um alto teor de proteína.
Devido à importância econômica e social da cultura, vários estudos estão sendo realizados para minimizar custos e maximizar a produção, incorporando tecnologias que melhoram a nutrição de culturas, como os quelatos.

Os quelatos são muito solúveis e dissociam-se muito pouco em solução, ou seja, uma vez ligados, permanecem inalterados, fazendo com que os defensivos e micronutrientes (zinco, ferro, manganês, cobre e cobalto) permaneçam inalterados e disponíveis na solução.
A quelatização é uma forma de proteger os nutrientes, para que, quando entrarem em contato com a planta, não percam seu efeito. A novidade, que ajuda na translocação dos nutrientes dentro das plantas, contribui também para um aumento geral na produtividade do feijoeiro de até seis sacas a mais por hectare.

Os quelatos sintéticos são formados pela combinação de um agente quelatizante com um metal, por meio de ligações coordenadas.
Um exemplo é a utilização de manipueira, resíduo líquido da prensagem da mandioca, obtido no processo de produção de farinha. Após a fermentação da manipueira há a formação ácidos orgânicos, como ácido lático e acético.
Alguns desses ácidos orgânicos naturais são agentes quelatizantes e podem ser utilizados na fixação de micronutrientes no solo. O uso de quelatos em adubações com micronutrientes apresenta eficiência agronômica de três a 10 vezes maior que os sais.
A manipueira, fermentada via ação microbiana, pode se tornar um quelatizante com grande potencial agrícola.

O feijoeiro

Dentre os principais micronutrientes indispensáveis para o feijão, destaca-se o zinco, que está diretamente relacionado à síntese e à conservação de auxinas, hormônios vegetais envolvidos no crescimento da planta e na estrutura e funções das enzimas.
A inexistência de conhecimento do uso da manipueira na cultura do feijoeiro tornou necessária a procura de uma solução tecnológica para a obtenção de quelato de zinco para incremento da produção da cultura do feijoeiro, considerando-se o melhor aproveitamento da manipueira na agricultura.

Atualmente, os quelatos são classificados quanto à sua eficiência, conforme a capacidade de quelatizar um determinado nutriente. Desta maneira, alguns deles são eficientes para alguns, mas fracos para outros.
É fundamental que um quelato tenha a capacidade de quelatização para todos os nutrientes, porém, quando alguns nutrientes não quelatizados são dissolvidos na solução, também chamada de calda, ocorrem reações químicas que mudam a estrutura química dos fertilizantes. Essas ligações tornam os nutrientes indisponíveis para a absorção da planta.
Na literatura existem poucos trabalhos sobre o efeito dos quelatos orgânicos na cultura do feijoeiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

A contribuição dos organominerais para a produtividade e sustentabilidade

  Erik Romão Representante técnico de vendas da Vitória Fertilizantes A produção agrícola moderna se preocupa com o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental. Por isso,...

Organominerais – Sustentabilidade e nutrição para o solo

  Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas Plantas Daninhas e Alelopatia - GHPD Ademilson de...

Alimentação em casa aumenta busca por orgânicos

Por estarem se alimentando mais em casa por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas ...

Abelhas rainhas selecionadas são entregues aos apicultores do oeste

Maior exportador de mel do País, o Estado de Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional e o primeiro em produtividade, com aproximadamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!