28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFungicida via solo causa colapso na parede celular do fungo da ferrugem-do-cafeeiro

Fungicida via solo causa colapso na parede celular do fungo da ferrugem-do-cafeeiro

Tecnologia recém-lançada também inibe crescimento de hifas ou filamentos de células, segundo informa a companhia Sipcam Nichino Brasil

Divulgação

Posicionado para controle da ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastarix), o novo fungicida Elios 800 WG tem adesão crescente na cafeicultura brasileira, segundo informa a fabricante, a Sipcam Nichino Brasil. De acordo com a companhia, a solução, sistêmica e do grupo triazol, é específica para aplicação via solo e age rapidamente para provocar colapso na parede celular do fungo causador da doença, além de inibir o crescimento de hifas ou filamentos de células.

“Trata-se de uma solução adequada quando a cultura estiver no estágio da floração. Consideramos ideal uma aplicação por safra, no momento certo, e também que seja observada a distribuição uniforme do fungicida na linha de plantio”, ressalta Eric Ono, engenheiro agrônomo da Sipcam Nichino.

Para especialistas em patógenos da cafeicultura, a ferrugem-do-cafeeiro tem sido descrita como a doença mais grave da cultura. Não controlada, explicam, leva à perda de colheitas e plantações. “Sua ocorrência causa queda precoce de folhas e secagem dos ramos. Perdas em produtividade são elevadas”, diz Ono. Conforme o agrônomo, umidade relativa alta e baixa luminosidade, ante temperaturas de 20º C a 25º C, são condições ideais ao surgimento da doença.

Recém-lançado no país, no mês de abril último, reforça a Sipcam Nichino, o fungicida Elios 800 WG faz parte do amplo portfólio da companhia para a cafeicultura, formado também pelas soluções Fujimite® 50 SC (acaricidas), Trebon® 100 SC (inseticida) e Brisa®, Fezan® Gold e Metiltiofan® e Cuprozeb® (fungicidas), além dos bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium.

ARTIGOS RELACIONADOS

A importância do fósforo no processo da cafeicultura

  Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo, mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras e membro do Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem...

Tratores estreitos e cabinados otimizam colheita e reduzem custos nos cafezais

Agritech oferece equipamentos que reduzem o consumo de combustível em até 20% durante a operação.

Feira do Cerrado recebe 2.3 mil produtores no primeiro dia

Evento de negócios da cooperativa cafeeira Cooxupé acontece em Monte Carmelo (MG) até esta quinta-feira, dia 16.

Manejo nutricional adequado é essencial para produção cafeeira

Estima-se que a safra de 2022 deverão ser colhidas mais de 50 milhões de sacas de café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!