22.6 C
Uberlândia
domingo, abril 13, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFungos afetam a produção do arroz e podem causar elevação de preços

Fungos afetam a produção do arroz e podem causar elevação de preços

Divulgaçãõ

O arroz é uma das bases fundamentais da alimentação dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o consumo per capita no país é de 19,76 quilos por ano. As pragas que o afetam o cultivo desse cereal, como os fungos, contudo, podem comprometer o abastecimento deste item essencial à população – e que cuja produção está estimada em 11,66 milhões de toneladas no país, anualmente, de acordo com o IBGE. 

“Brusone, escaldadura e mancha-parda são nomes desconhecidos dos brasileiros, mas que assombram diariamente os produtores de arroz. Essas doenças causadas por fungos prejudicam a safra e reduzem a quantidade e a qualidade do cereal colhido”, afirma Eliane Kay, diretora executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). 

Brusone é a doença de maior importância econômica para o arroz do país. Em valores, o prejuízo aos agricultores causado pela falta de tratamento nos 1,7 milhão de hectares de arroz semeados, anualmente, poderia superar R$ 19 bilhões. E a consequência direta da escassez de um dos itens da cesta básica, seria o aumento do preço aos consumidores. 

O uso de fungicidas representa a melhor opção no combate às doenças que incidem sobre o arroz. “Após um demorado e rígido ciclo de pesquisas, a indústria de defesa vegetal desenvolveu tecnologias seguras e inovadoras para auxiliar os agricultores no manejo desse importante problema fitossanitário, garantindo a presença do arroz no prato dos brasileiros”, informa a diretora do Sindiveg.  

Todos os defensivos agrícolas – antes de serem liberados para a comercialização e utilizados nas plantações – passam por um rigoroso processo regulatório que leva, em média, cinco anos e envolve a avaliação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ibama. “Este sistema regulatório robusto garante a segurança dos produtos para os agricultores, para a população e ao meio ambiente”, finaliza Eliane Kay. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo Híbrido de Milheto Granífero traz lucro para o produtor

  ADRG 9050 chega ao mercado com foco em rentabilidade. Cultivar granífero possibilita segunda safra no Centro-Oeste em uma janela em que o milho tem risco...

Fungo selecionado pelo IB

Uma das medidas para controle da praga é o uso do fungo entomopatogênico à base de Simplicillium lanosoniveum que reduz em 60% os custos com aplicação de defensivos

Substratos para produção de mudas florestais

David Pessanha Siqueira Mestre em Produção Vegetal "Universidade Estadual do Norte Fluminense pessanhasdavid@hotmail.com Na produção de mudas, o substrato é responsável por dar sustentação, bem como fornecer...

Fungicida com dois ativos protetores previne três doenças

Três doenças de relevância econômica provocadas por fungos, a ferrugem-do-café ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!