23.7 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasSafra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Safra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Divulgação

Em Minas Gerais, a safra de grãos de 2022/23 caminha para um novo recorde. Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de 18,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,8% em relação à safra de 2021/22. Destaque para a produção de soja, que deve crescer 5,4%, alcançando 8 milhões de toneladas.

O aumento da produção no Estado se deve ao crescimento de 3,9% da área de plantio, que agora alcança 4,2 milhões de hectares. Além disso, também foi registrada alta da produtividade, com expectativa de colheita de 4,3 toneladas por hectare, aumento de 5,7%.

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “mesmo com muitas irregularidades de chuvas durante o ano, a produção total conseguiu se manter. Os plantios e as áreas de cultivo são diretamente afetados pelo clima. É necessário manter pesquisas no radar para se adaptar cada vez melhor às inconveniências que o clima pode gerar nas plantações”, comenta Sodré.

Para a primeira safra de feijão do estado, a estimativa é de um volume de 197,8 mil toneladas, um aumento de 1,4%. Para o algodão, é esperado um aumento de 5,6% na produção, chegando a 116,9 mil toneladas. Já a safra de milho, é estimada queda de 5,9% na produção, que pode chegar a 5,18 milhões de toneladas.

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado. Internamente, os Estados vêm protagonizando suas especialidades e técnicas de produção, gerando novos recordes que impactam na nossa visibilidade agronômica internacional. Mantendo o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas e desenvolvendo tecnologia, como o manejo, controle de pragas e doenças e a utilização de fertilizantes líquidos, continuaremos produzindo alimentos em alta performance pelos próximos anos”, conclui Sodré.

ARTIGOS RELACIONADOS

Com produtividade recorde em oito estados, projeção para safra de soja atinge 155 milhões de toneladas

Desempenho verificado pelo Rally da Safra em diversas regiões produtoras supera resultados negativos do Rio Grande do Sul.

A forma certa de aplicar fósforo no feijoeiro

Nilton Gomes Jaime Engenheiro agrônomo, mestre e consultor-proprietário da Cerrado Consultoria Agronômica ngjconsultor@yahoo.com.br   O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaeseolusvulgaris L.), com produção média...

E se o Brasil produzisse 100 milhões de toneladas de grãos a menos?

Em plena pandemia do novo coronavírus, mais uma excelente notícia vem do campo. A safra brasileira de grãos que acaba de ser colhida foi recorde, atingindo 251,9 milhões de toneladas. Essa fantástica produção explica porque a oferta de alimentos mantém-se absolutamente normal num momento de extremo desafio para o país. Não só a disponibilidade interna segue no ritmo esperado, como as exportações do agronegócio continuam batendo recordes.

Ações para evitar Doenças de Final de Ciclo já devem ser iniciadas

Aplicações de biofungicidas no manejo preventivo das culturas protegem a lavoura desde o início e ajudam as plantas a se desenvolverem melhor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!