18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Fungicida com dois ativos protetores previne três doenças

Fungicida com dois ativos protetores previne três doenças

Café – Foto: Divulgação

Três doenças de relevância econômica provocadas por fungos, a ferrugem-do-café ou ferrugem alaranjada, a cercosporiose e a antracnose do cafeeiro demandam atenção do produtor, pelo potencial de danos que transferem à produtividade e à rentabilidade da cultura. Estudos desenvolvidos pela equipe técnica da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil demonstram que o fungicida multissítio Cuprozeb® entrega eficácia ao manejo dos patógenos causadores dessas doenças.

De acordo com o engenheiro agrônomo Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, a recomendação da companhia é aplicar Cuprozeb® no cafezal de maneira preventiva, quando houver condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de doenças.

Camargo adianta que o fungicida é baseado em uma tecnologia de formulação da companhia ítalo-japonesa, que reúne dois ativos protetores “com excelente sinergia, que protegem contra as doenças importantes”. “A formulação contém ativos que interferem favoravelmente no desenvolvimento vegetativo e na recuperação rápida das plantas após danos provocados por intempéries, por exemplo.”

Prejuízos – A ferrugem do café ou ferrugem alaranjada (Hamileia vastarix) é considerada a doença mais importante do cafeeiro, frente aos prejuízos que pode transferir a uma lavoura. Conforme especialistas, perdas chegam a 40% ante à ação do fungo, que provoca desfolha e prejudica o desenvolvimento das plantas e as próximas floradas. Já a cercosporiose (cercospora coffeicola) representa perdas potenciais da ordem de 30% de cultivos, uma vez não controlada. A doença também atinge as folhas e os frutos, interferindo na produtividade da cultura e na qualidade da bebida.

Já a antracnose (Colletrotrichum coffeanum), segundo Sérgio Camargo, conta com enorme potencial destrutivo, por se instalar em toda a parte aérea das plantas – ramos, folhas, flores e frutos. A doença também ocasiona perdas na produção e na qualidade da bebida. O agrônomo ressalta, ainda, que o fungicida Cuprozeb® é percebido hoje como uma ferramenta estratégica ao manejo consciente das doenças do cafezal. “Utilizado conforme as recomendações agronômicas, permite evitar o surgimento de patógenos dessas três doenças resistentes a fungicidas sistêmicos”, conclui.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Inicio Destaques Fungicida com dois ativos protetores previne três doenças