25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFungicida com dois ativos protetores previne três doenças

Fungicida com dois ativos protetores previne três doenças

Café – Foto: Divulgação

Três doenças de relevância econômica provocadas por fungos, a ferrugem-do-café ou ferrugem alaranjada, a cercosporiose e a antracnose do cafeeiro demandam atenção do produtor, pelo potencial de danos que transferem à produtividade e à rentabilidade da cultura. Estudos desenvolvidos pela equipe técnica da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil demonstram que o fungicida multissítio Cuprozeb® entrega eficácia ao manejo dos patógenos causadores dessas doenças.

De acordo com o engenheiro agrônomo Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, a recomendação da companhia é aplicar Cuprozeb® no cafezal de maneira preventiva, quando houver condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de doenças.

Camargo adianta que o fungicida é baseado em uma tecnologia de formulação da companhia ítalo-japonesa, que reúne dois ativos protetores “com excelente sinergia, que protegem contra as doenças importantes”. “A formulação contém ativos que interferem favoravelmente no desenvolvimento vegetativo e na recuperação rápida das plantas após danos provocados por intempéries, por exemplo.”

Prejuízos – A ferrugem do café ou ferrugem alaranjada (Hamileia vastarix) é considerada a doença mais importante do cafeeiro, frente aos prejuízos que pode transferir a uma lavoura. Conforme especialistas, perdas chegam a 40% ante à ação do fungo, que provoca desfolha e prejudica o desenvolvimento das plantas e as próximas floradas. Já a cercosporiose (cercospora coffeicola) representa perdas potenciais da ordem de 30% de cultivos, uma vez não controlada. A doença também atinge as folhas e os frutos, interferindo na produtividade da cultura e na qualidade da bebida.

Já a antracnose (Colletrotrichum coffeanum), segundo Sérgio Camargo, conta com enorme potencial destrutivo, por se instalar em toda a parte aérea das plantas – ramos, folhas, flores e frutos. A doença também ocasiona perdas na produção e na qualidade da bebida. O agrônomo ressalta, ainda, que o fungicida Cuprozeb® é percebido hoje como uma ferramenta estratégica ao manejo consciente das doenças do cafezal. “Utilizado conforme as recomendações agronômicas, permite evitar o surgimento de patógenos dessas três doenças resistentes a fungicidas sistêmicos”, conclui.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cooxupé desenvolve programa para garantir a sustentabilidade e padronização do café perante o mercado

“Protocolo Gerações” incentiva cooperados a adotarem práticas sustentáveis na lavoura e ratifica compromisso ambiental da cooperativa cafeeira.

Cafeeiros: menor distância entre plantas só traz vantagens

O adensamento no plantio é uma tendência entre os produtores, principalmente entre os menos tradicionais, e tem apresentado bons resultados para as pequenas e médias propriedades.

Enzimas no processamento de café

Albrecht Höhn Serviço Técnico da Novozymes Suíça Adam Vart Gerente de contas da NovozymesAmericas João Carlos Leite Cesar Filho Desenvolvimento de Negócios da Novozymes Brasil NavnathGavande Serviço Técnico da Novozymes Índia...

Na Fenicafé, Tradecorp indica dobradinha para enfrentar a crise hídrica no café

Fertilizantes especiais e fertirrigação são tecnologias que, juntas, podem contribuir para o aumento da produtividade no café em tempos de escassez hídrica   A falta de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!