24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesGDM firma acordo para adquirir a Biotrigo Genética

GDM firma acordo para adquirir a Biotrigo Genética

A operação, que está sujeita à aprovação de órgãos reguladores no Brasil e Argentina, permitirá maiores incentivos econômicos e impulsionará o desenvolvimento da cadeia tritícola brasileira

A GDM anunciou hoje um acordo firmado para adquirir a integralidade da empresa Biotrigo Genética, companhia referência em melhoramento genético de trigo na América do Sul. A ação, que depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, representa uma oportunidade de inovação para os agricultores e multiplicadores, além de possibilidades de desenvolvimento aos colaboradores de ambas as companhias.  

Créditos: Divulgação

“Biotrigo e GDM têm muito em comum, o que garante a continuidade e complementaridade de suas operações”, afirma Ignacio Bartolomé, CEO da GDM. “Ambas têm origem e legado valioso como empresas familiares. Também coincidem em seus valores e foco no melhoramento da genética vegetal. Estamos confiantes que essa integração será feita de forma natural e bastante proveitosa”, destaca Bartolomé.

A incorporação da Biotrigo a GDM amplia o portfólio e soluções para os agricultores. Esse movimento também permitirá que a GDM expanda sua presença a outros mercados importantes para a cultura do trigo, como os Estados Unidos, Canadá e Europa. Por meio dessa aquisição, o grupo prevê um maior nível de investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento em genética vegetal utilizando as novas ferramentas tecnológicas, como genômica, data analytics ou edição gênica, com foco no trigo, e resultando em mais e melhores produtos para os agricultores e para a cadeia tritícola.

Esse investimento responde não apenas à estratégia de diversificação da GDM no mercado brasileiro, mas fortalecerá o intuito do grupo em agregar valor ao cultivo do trigo, mediante o conhecimento de ambas as empresas no melhoramento genético vegetal e na comercialização de cultivares. A incorporação respeitará e dará continuidade tanto aos negócios quanto às variedades desenvolvidas pela Biotrigo, reconhecidas por suas características agronômicas, produtividade, sanidade e qualidade industrial.

A GDM está presente no Brasil há 20 anos com uma estratégia muito clara, que consiste em trabalhar numa sólida e estreita relação com os multiplicadores, responsáveis por desempenhar um papel fundamental na cadeia do agronegócio. Essa colaboração baseia-se na aplicação de tecnologia avançada ao melhoramento genético, em uma logística eficiente e na proximidade com os produtores.

“A integração da Biotrigo a GDM irá impulsionar ainda mais a capacidade de produção de cultivares com alto potencial produtivo e em atender às especificações das indústrias que processam os grãos. Esse fator é gerado pela combinação de conhecimentos, experiências e capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas, alinhado com os desafios mundiais de alimentação e os objetivos de sustentabilidade”, destaca André Cunha Rosa, diretor da Biotrigo.

Ottoni Rosa Filho, também diretor da Biotrigo, comenta que a identificação entre as companhias ocorreu devido à agilidade para implementar melhorias e pela capacidade de acelerar o processo de desenvolvimento de cultivares focadas no aumento da taxa de sucesso dos agricultores. “Em ambas as companhias, trabalhamos com altos padrões de qualidade em nossos programas de melhoramento. E, o que é tão ou mais importante, compartilhamos culturas semelhantes, o que fortalece a equipe da Biotrigo e lhe dá oportunidades de desenvolvimento profissional no futuro. Estou convencido de que a sinergia entre GDM e Biotrigo será altamente positiva”, ressalta.

André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho são os sócios fundadores da Biotrigo e continuarão participando ativamente do negócio como membros do Conselho Consultivo da empresa.

Essa aquisição está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, órgãos antitruste. A Trust & Co Investimentos atuou como Financial Advisor da Biotrigo nesta transação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trigo ganha espaço pela evolução em produtividade e nova dinâmica do mercado

Centenas de representantes da cadeia tritícola presentes em evento da cultura puderam contribuir com discussões e conferir novas tecnologias no trigo.

Novos patamares de rendimento e estabilidade na cultura do trigo

No Show Rural 2023, a Biotrigo apresenta novas cultivares e promove painel que discutirá oportunidades e desafios do trigo para a indústria moageira

GDM amplia centro de biotecnologia

A nova estrutura do laboratório de Edição Gênica e outra, dedicada aos Marcadores Moleculares e Sequenciamento, impulsionarão o crescimento da companhia no mercado de biotecnologia vegetal.

GDM amplia capacidade de estações de pesquisa

Ter um processo mais assertivo, focado e com maior capacidade para vazão em escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!