24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasGene melhora conversão a biocombustíveis

Gene melhora conversão a biocombustíveis

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Uma equipe liderada pela Universidade da Geórgia descobriu que a manipulação de um gene das árvores de álamo produz plantas que crescem melhor e são mais eficientemente convertidas em biocombustíveis. Devido à composição das paredes celulares das plantas, o material não é eficientemente desconstruído aos açúcares básicos que são convertidos em biocombustíveis.

Em um ‘paper’ publicado na revista NatureBiotechnology, os pesquisadores dizem que, reduzindo a atividade de um gene específico chamado GAUT4, pode-se levar a planta a baixos níveis de pectina, um componente da parede celular dos vegetais responsáveis pela resistência à desconstrução.

“É caro para produzir biocombustíveis“, disse a autora do estudo, DebraMohnen, membro do Centro da Pesquisa do Complexo de Carboidratos da Universidade da Geórgia e professor de bioquímica e biologia molecular. “É preciso muita energia para quebrar a biomassa da planta, com um processo de pré-tratamento envolvendo produtos químicos, altas temperaturas e enzimas que quebram polímeros complexos em açúcares menores que podem ser transformados em combustíveis. Mesmo aumentos relativamente modernos na desconstrução na eficiência podem ser importantes em escala industrial“.

Mohnen e uma equipe de pesquisadores em seis instituições encontraram que a redução da expressão da GAUT4 em árvores de álamo levou a uma redução de 70% no conteúdo de pectina e produziu um aumento de 15% na liberação de açúcar. Isso também levou a um aumento de crescimento de plantas de ambas espécies.

“Aumentamos o nível de produção de biomassa de seis cultivares em campo e a quantidade de etanol em sete vezes por planta. Também observamos um crescimento na liberação de açúcar nos álamos“, disse Mohnen.

Essa matéria você encontra na edição de maio/junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções e inovações para aumentar a produtividade agrícola

Evento será realizado na próxima semana e, além de palestras e debates, reunirá o que de mais avançado existe para o segmento da distribuição de insumos...

Polímeros orgânicos melhoram qualidade do pegamento de mudas

Luiz Marcandalli Mestre em Nutrição Mineral pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP   Atualmente, o Brasil possui aproximadamente sete milhões de hectares de florestas plantadas,...

Energia solar: Um novo negócio agrícola

A falta de chuvas que assola o País nesse primeiro semestre de 2021 tem apresentado prejuízos não ...

Fertilizantes especiais: Tecnologia para altas produtividades

Autores Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Reginaldo de Camargo Professor de Gestão Ambiental na Agricultura -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!