21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasGene melhora conversão a biocombustíveis

Gene melhora conversão a biocombustíveis

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Uma equipe liderada pela Universidade da Geórgia descobriu que a manipulação de um gene das árvores de álamo produz plantas que crescem melhor e são mais eficientemente convertidas em biocombustíveis. Devido à composição das paredes celulares das plantas, o material não é eficientemente desconstruído aos açúcares básicos que são convertidos em biocombustíveis.

Em um ‘paper’ publicado na revista NatureBiotechnology, os pesquisadores dizem que, reduzindo a atividade de um gene específico chamado GAUT4, pode-se levar a planta a baixos níveis de pectina, um componente da parede celular dos vegetais responsáveis pela resistência à desconstrução.

“É caro para produzir biocombustíveis“, disse a autora do estudo, DebraMohnen, membro do Centro da Pesquisa do Complexo de Carboidratos da Universidade da Geórgia e professor de bioquímica e biologia molecular. “É preciso muita energia para quebrar a biomassa da planta, com um processo de pré-tratamento envolvendo produtos químicos, altas temperaturas e enzimas que quebram polímeros complexos em açúcares menores que podem ser transformados em combustíveis. Mesmo aumentos relativamente modernos na desconstrução na eficiência podem ser importantes em escala industrial“.

Mohnen e uma equipe de pesquisadores em seis instituições encontraram que a redução da expressão da GAUT4 em árvores de álamo levou a uma redução de 70% no conteúdo de pectina e produziu um aumento de 15% na liberação de açúcar. Isso também levou a um aumento de crescimento de plantas de ambas espécies.

“Aumentamos o nível de produção de biomassa de seis cultivares em campo e a quantidade de etanol em sete vezes por planta. Também observamos um crescimento na liberação de açúcar nos álamos“, disse Mohnen.

Essa matéria você encontra na edição de maio/junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Nematicida eleva número de perfilhos e aumenta produção da cana-de-açúcar

Pontiac 350 SC, da Rotam do Brasil, ajuda no combate aos nematoides e eleva produção na cultura Para tentar evitar dor de cabeça com os...

Algas proporcionam uniformização na germinação do eucalipto

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Produtos Florestais Não Madeireiros ” PFNMs

Arthur Netto Consultor florestal InvestAgro arthur@investagro.com.br Atualmente, a produção florestal limita-se a um único produto: a madeira. Mas não podemos desconsiderar o restante do ecossistema florestal, que...

Câmbio: vem para 3,70 ou vai a 5,50?

Marcos Fava Neves Professor das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo, especialista em planejamento estratégico do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!