A economia brasileira é altamente dependente do modal rodoviário, com mais de 60% do transporte de cargas do País passando por rodovias, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). A alta dependência, aliada à ineficiência tecnológica do segmento e a expectativa de uma safra recorde, estimada em 310,6 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2022/23, pode gerar problemas complexos comprometendo a competitividade dos produtos nacionais, principalmente as commodities como soja e milho, em especial no mercado internacional.
Com o objetivo de enfrentar os desafios deste cenário, as logtechs goFlux e Freto firmaram uma parceria comercial para ampliar a jornada digital de contratação de fretes rodoviários gerando inteligência, agilidade, competitividade, transparência, compliance e profissionalização. A ideia é integrar a expertise da goFlux, que foca na cotação, negociação, contratação e gestão de fretes, à do Freto, que promove o encontro digital entre os melhores caminhoneiros e as melhores cargas e oferece gestão completa da publicação da oferta à entrega da carga.
As empresas apostam no portfólio de soluções digitais, para o transporte rodoviário de cargas como diferencial, desde o embarcador, passando pelo transportador e indo até o caminhoneiro. Para os clientes das plataformas, as facilidades incluem a integração dos sistemas, facilitando a jornada de divulgação de fretes das transportadoras aos motoristas, custos mais competitivos para contratação e gestão de motoristas, soluções como antecipação de recebíveis através do goFlux naConta, neutralização de emissões de carbono com o goFlux CarbonFree, mapa de calor das ofertas através do FretoViews, emissão de documentos, CIOT, gestão de pagamentos e vale pedágio, além do monitoramento e comprovação da entrega da carga, através da Torre de Controle Freto. Também promove suporte e acolhimento aos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Clube da Estrada, maior plataforma do país de relacionamento e cuidado com esses profissionais, que, sob gestão do Freto, oferece gratuitamente atendimento e apoio em saúde, bem-estar, trabalho e educação, além de descontos em produtos e serviços que fazem parte do dia a dia desses profissionais, como rastreadores, pneus, regulamentação da CNH, seguros e muito mais.
“Essa será a primeira jornada inteira, de ponta a ponta, passando pelo embarcador, transportadora e indo até o motorista, e tudo isso de maneira digital. Nosso objetivo é ampliar a oferta de soluções nas plataformas, potencializando a produtividade e lucratividade das transportadoras e, consequentemente, aumentando em 30% o número de clientes. Com isso, queremos duplicar o volume de fretes oferecido aos caminhoneiros”, afirma Thomas Gautier, CEO do Freto. “Unimos o que há de melhor em ambas as empresas, encurtando as distâncias entre disponibilidade de carga, transportadoras e motoristas. Através de uma jornada simplificada essas conexões irão gerar ganhos de eficiência, aumento de produtividade e competitividade à cadeia”, complementa Rodrigo Gonçalves, fundador e CEO da goFlux.
Hoje, a goFlux conta com mais de 3 mil transportadoras cadastradas, conectando embarcadores e transportadoras de carga, na principal bolsa de fretes B2B do mercado, que em 2022 transacionou mais de R$6 bilhões em fretes, pela sua plataforma. A união com o Freto permitirá a conexão direta com os caminhoneiros, através da plataforma da logtech, que tem um ecossistema ativo e qualificado com mais de 170 mil motoristas cadastrados e aptos a transportar as mercadorias em uma experiência 100% digital, interligando o início, meio e fim do processo de negociação. Atualmente, o Brasil conta com um mercado de 2,4 milhões de caminhoneiros, dos quais 700 mil fazem parte da plataforma de relacionamento Clube da Estrada no ambiente phygital (físico e digital), gerando 14 mil visitas/mês em média nas unidades físicas.
A união das duas empresas reforça valores essenciais a ambos os negócios: tecnologia de ponta, inteligência de dados e integração dos processos. “A goFlux garante segurança e compliance na negociação e contratação dos fretes promovendo maior disponibilidade de cargas, geração de ofertas, visibilidade e rentabilidade, para as transportadoras clientes da empresa”, afirma Rodrigo Gonçalves. “No Freto, a jornada do transporte rodoviário é toda digital: da publicação de uma carga até a entrega, passando pelo cadastro, contratação, expedição, monitoramento e pagamento. Isso tudo com transparência, agilidade e compliance em um processo totalmente digital”, reforça Gautier. “Com mais transportadoras oferecendo fretes, disponibilizamos mais cargas aos caminhoneiros e potencializamos o aumento de renda para toda a cadeia, todo o ecossistema é fortalecido”, completa Thomas.
Para entender mais sobre a parceria, acesse: https://www.goflux.com.br/goflux-e-freto-parceria-comercial
Sobre a goFlux
Sediada em São Paulo, capital, a goFlux é uma logtech que surgiu em 2018 fruto da expertise de fundadores experientes em logística que desenvolveram uma plataforma totalmente digital para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários. A solução vem revolucionando a forma de contratar fretes e impulsionando a competitividade no segmento de transportes, principalmente do agronegócio.
Sobre a Freto
Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é a plataforma onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Com processos 100% digitais, a logtech está mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre transportadores, embarcadores e motoristas. O encontro entre os melhores caminhoneiros e as melhores cargas pode acontecer em até um minuto, permitindo ganhos de agilidade e redução dos custos operacionais. Desde a fundação, em 2018, até junho de 2022, a empresa movimentou mais de 83 milhões de toneladas na plataforma, correspondendo a mais de R$10 bilhões em fretes. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras, para mais de 170 mil motoristas ativos e qualificados.