19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasIII Congresso Brasileiro de Eucalipto - Novidades para o agronegócio florestal

III Congresso Brasileiro de Eucalipto – Novidades para o agronegócio florestal

 

Evento acontecerá de 2 a 4 de setembro, em Vitória (ES)

 

Congresso do Eucalipto  Crédito Divulgação
Congresso do Eucalipto Crédito Divulgação

Especialistas em silvicultura, técnicos, produtores, empresários e outros agentes de desenvolvimento ligados ao agronegócio florestal estarão reunidos entre os dias 2 e 4 de setembro no III Congresso Brasileiro de Eucalipto (CBE), que após uma edição em São Paulo será realizado neste ano na capital capixaba, Vitória (ES).

O evento irá discutir e sugerir alternativas que removam os principais obstáculos ao desenvolvimento desse setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos e científicos e analisar as perspectivas de mercado do setor florestal.

Nos últimos anos, o setor de florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição para a sustentabilidade do País. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

A área plantada com eucalipto tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Segundo o anuário estatístico da ABRAF (2013), no período entre 2006 a 2012 o crescimento de plantio dessa cultura foi de 5,1% ao ano, enquanto a área plantada de pinus reduziu em 3,1% ao ano, no mesmo período.

Condições brasileiras

O Brasil possui condições naturais muito favoráveis para as plantações de eucalipto, que, aliadas ao desenvolvimento tecnológico avançado, diversidade de plantas industriais e outros fatores (facilidade de acesso marítimo e mão de obra qualificada), possibilitaram um setor de silvicultura de produção altamente competitivo.

No entanto, existem alguns desafios ligados à área ambiental, agrária, de relações sociais e de mercado, além da necessidade de avançar e inovar na área tecnológica visando o aumento da produtividade e competitividade de todo o complexo florestal brasileiro.

Temas

Durante o III CBE – Congresso Brasileiro de Eucalipto serão discutidos temas como a “Situação Atual e as Perspectivas da Produção e do Mercado de Madeira; uso múltiplo do eucalipto em propriedades rurais familiares; Sistema de Integração Produtor ” Indústria (fomento florestal); Eucalipto transgênico; Mecanização Florestal em Áreas Acidentadas; Novos Negócios com Eucalipto; Tecnologias Avançadas para Produção Florestal; e Uso de Eucalipto em Área de Reserva Legal.

Além disso, os congressistas poderão participar de visita técnica e conferir a exposição de produtos, serviços e tecnologias florestais.

O Congresso Brasileiro de Eucalipto é promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro). As informações para participar do evento ou inscrever trabalhos estão disponíveis no site www.congressoeucalipto.com.br

Essa matéria você encontra na revista Campo & Negócios Floresta, edição de agosto/setembro. Adquira o seu exemplar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Peletização de sementes – A técnica para homogenizar o plantio

Sérgio Roberto Garcia dos Santos Pesquisador científico da Seção de Silvicultura do Instituto Florestal escunagarcia@if.sp.gov.br   Para espécies de sementes muito pequenas, há a necessidade de peletização para...

Florestas de eucalipto contribuem com a proliferação de abelhas e produção de mel

As abelhas são os insetos que polinizam mais de 80% das plantas cultivadas no mundo, sendo imprescindíveis na produção de alimentos e na manutenção...

Contra o déficit hídrico, ácidos húmicos é solução

  Ricardo Nascimento Lutfala Paulino Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenador-tesoureiro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD)...

Mecanização e automação na silvicultura

Larissa Nunes dos Santos Juliana Pinheiro Dadalto Doutorandas em Engenharia Agrícola " Universidade Federal de Viçosa (UFV) Haroldo Carlos Fernandes Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!