23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas III Congresso Brasileiro de Eucalipto - Novidades para o agronegócio florestal

III Congresso Brasileiro de Eucalipto – Novidades para o agronegócio florestal

 

Evento acontecerá de 2 a 4 de setembro, em Vitória (ES)

 

Congresso do Eucalipto  Crédito Divulgação
Congresso do Eucalipto Crédito Divulgação

Especialistas em silvicultura, técnicos, produtores, empresários e outros agentes de desenvolvimento ligados ao agronegócio florestal estarão reunidos entre os dias 2 e 4 de setembro no III Congresso Brasileiro de Eucalipto (CBE), que após uma edição em São Paulo será realizado neste ano na capital capixaba, Vitória (ES).

O evento irá discutir e sugerir alternativas que removam os principais obstáculos ao desenvolvimento desse setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos e científicos e analisar as perspectivas de mercado do setor florestal.

Nos últimos anos, o setor de florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição para a sustentabilidade do País. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

A área plantada com eucalipto tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Segundo o anuário estatístico da ABRAF (2013), no período entre 2006 a 2012 o crescimento de plantio dessa cultura foi de 5,1% ao ano, enquanto a área plantada de pinus reduziu em 3,1% ao ano, no mesmo período.

Condições brasileiras

O Brasil possui condições naturais muito favoráveis para as plantações de eucalipto, que, aliadas ao desenvolvimento tecnológico avançado, diversidade de plantas industriais e outros fatores (facilidade de acesso marítimo e mão de obra qualificada), possibilitaram um setor de silvicultura de produção altamente competitivo.

No entanto, existem alguns desafios ligados à área ambiental, agrária, de relações sociais e de mercado, além da necessidade de avançar e inovar na área tecnológica visando o aumento da produtividade e competitividade de todo o complexo florestal brasileiro.

Temas

Durante o III CBE – Congresso Brasileiro de Eucalipto serão discutidos temas como a “Situação Atual e as Perspectivas da Produção e do Mercado de Madeira; uso múltiplo do eucalipto em propriedades rurais familiares; Sistema de Integração Produtor ” Indústria (fomento florestal); Eucalipto transgênico; Mecanização Florestal em Áreas Acidentadas; Novos Negócios com Eucalipto; Tecnologias Avançadas para Produção Florestal; e Uso de Eucalipto em Área de Reserva Legal.

Além disso, os congressistas poderão participar de visita técnica e conferir a exposição de produtos, serviços e tecnologias florestais.

O Congresso Brasileiro de Eucalipto é promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro). As informações para participar do evento ou inscrever trabalhos estão disponíveis no site www.congressoeucalipto.com.br

Essa matéria você encontra na revista Campo & Negócios Floresta, edição de agosto/setembro. Adquira o seu exemplar.

 

Inicio Revistas Florestas III Congresso Brasileiro de Eucalipto - Novidades para o agronegócio florestal