14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesillycaffè revela os 40 finalistas do 32° Prêmio Ernesto Illy

illycaffè revela os 40 finalistas do 32° Prêmio Ernesto Illy

A illycaffè selecionou os 40 cafeicultores finalistas do 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, escolhidos entre as mais de 500 amostras inscritas para o tradicional prêmio.

As amostras, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do país, foram analisadas pela Experimental Agrícola do Brasil e pela Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas seniors em espresso da illycaffè. Esta análise levou em conta quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Minas Gerais, a maior região produtora do país, dominou a lista com 12 produtores do Cerrado Mineiro, 12 das Matas de Minas, 10 do Sul de Minas e 4 da Chapada Mineira. Os dois cafeicultores restantes são paulistas. Segundo dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a primeira edição, em 1991, a seleção dos 40 finalistas sempre é muito difícil, uma vez que recebem muitos cafés com nota máxima, com excelente qualidade.

“A cada ano que passa a disputa fica mais acirrada e a seleção dos 40 finalistas torna-se mais difícil, já que os cafeicultores estão se aprimorando cada vez mais na produção de cafés de qualidade”, revela dr. Aldir Teixeira.

Os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, prevista para o primeiro semestre de 2023. Os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Durante a cerimônia do 32° Prêmio Ernesto Illy também serão revelados os melhores classificadores segundo o Prêmio Classificador do Ano. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.

Veja a lista de finalistas nacionais (a ordem alfabética não revela qualquer colocação):

AGRO FONTE ALTA
ALEMAR BRAGA RENA
CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE ANDRADE
CBI MADEIRAS
CLAUDIO ESTEVES GUTIERREZ
CLAUDIO MARTINS BELO
DECIO BRUXEL
DENIS LEONARDO GOMES
ECOAGRICOLA CAFE
EVALDO VELOSO
FELIPE LOPES DA COSTA
FRANCISCO ANTONIO RIOS CORRAL
GUILHERME GERALDO AMANCIO DE SOUZA
HAROLDO VILELA DE CARVALHO
HISSATO OBA
JOAO REIS JUNIOR
JOSE CELIO DE MELO SOARES
JOSE HIROITI OKUYAMA
JUAREZ LOPES RODRIGUES
JULIO CEZAR DINIZ
LAZARO RIBEIRO DE OLIVEIRA
LUIS MANUEL RAMOS FACHADA M. DA SILVA
LUIZ ANTONIO POLI
LUIZ AUGUSTO DE ALMEIDA CAMPOS
MANOEL HUMBERTO COSTA VELOSO
MARCELO AFFONSECA GARCIA CORREA
MARCOS JOSE RIBEIRO MONTEIRO
MARIA DO CARMO VELOSO
MARIA EDUARDA COSTA VELOSO
MAURICIO ZUBIOLI
MGX FLORESTAL PARTIC E EMPRE
PEDRO HUMBERTO VELOSO
RAIMUNDO DIMAS SANTANA
RAIMUNDO DIMAS SANTANA FILHO
RAIMUNDO MARTINS
SANDRA LELIS DA SILVA
SAO MATEUS AGROPECUARIA
SILVIA IVANI PEDROZA RIBEIRO DO VALE
VANDERLEI PAULO MARTINS
VERA MARIA AFFONSECA GARCIA CORREA
 

Sobre a illycaffè

A illycaffè é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa.

Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè.

Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social.

Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café.

Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG disponibiliza orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos

Uso de maturadores antecipa a colheita do café

  Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Pedro MenicucciNetto pedromenicucci2010@hotmail.com Isadora Bastos Santos isadorabs9200@gmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas...

Qualidade do café da próxima safra começa com planejamento

Para garantir a qualidade do café da próxima safra, alguns cuidados precisam ser planejados já nesta fase da expansão dos frutos. Há alguns anos, a Satis acompanha de...

Luxembourg do Brasil – O profissionalismo que sua lavoura merece

  A Luxembourg está na terceira geração de judeus, uma empresa de 96 anos de atuação no mercado agrícola. Na direção comercial está Sr.Fernando Vicente,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!