24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioEventosImpacto da Reforma Tributária no agro foi destaque no Congresso Andav

Impacto da Reforma Tributária no agro foi destaque no Congresso Andav

Ralph Melles Sticca, sócio-fundador do PSAA, foi um dos convidados do painel.

Recentemente aprovada na Câmara dos Deputados, a reforma tributária prevê uma mudança no modelo de tributação do país. A proposta é criar dois Impostos sobre Valor Agregado (IVA): o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS dos Estados e o ISS dos municípios; e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que reunirá a Contribuição para o PIS/Pasep, COFINS e IPI, tributos federais, com o objetivo de simplificar o sistema, a exemplo de economias desenvolvidas. O texto, que agora tramita no Senado Federal, afeta também o agronegócio brasileiro tanto que esta semana a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) indicou as prioridades do setor dentro da reforma tributária, incluindo a redução da alíquota do setor em 80% da alíquota atual, redução que ficou em 60% na votação da Câmara, acompanhando a tendência de outros bens e serviços.

Tema importante e que não poderia ficar de fora de um dos maiores eventos do agro brasileiro. Na última quarta-feira (9), um painel com especialistas debateu os efeitos desse modelo de tributação no setor durante o segundo dia do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O moderador do painel foi o advogado especializado em agro, Ralph Melles Sticca, sócio-fundador do Passos e Sticca Advogados Associados (PSAA) e coordenador acadêmico do curso de Direito da Harven Agribusiness School. “Foi uma excelente oportunidade de debater as perspectivas e preocupações do texto da reforma tributária com representantes de todos os elos da cadeia de produção agropecuária, do produtor rural à agroindústria, passando pela indústria de insumos e distribuidores. O consenso é de que a simplificação tributária é bem-vinda e necessária, mas ainda há uma série de demandas a serem endereçadas no Senado Federal para que a ‘conta’ não fique para o setor”, explanou o advogado.

Participaram também da discussão, Eliane Kay, diretora-executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Fernando Zupirolli, presidente da Câmara Legislativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e diretor de Tributos da Seara Alimentos; Lucas Ribeiro, tributarista e CEO da ROIT; Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA); e Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), levando visão sobre as implicações da reforma tributária nos preços dos alimentos e a importância da participação da cadeia do agro na construção dessa lei.

O PSAA também está promovendo em seu estande dentro do evento uma série de palestras abertas ao público, debatendo temas de interesse do setor, como: operações de Barter e hedge, Contratos Agrários, Recuperação Judicial no Agronegócio, CPR Verde, Governança e Sucessão no Agronegócio, CPR Eletrônica e Leis 13.986 e 14.421. O tema central do Congresso Andav este ano é a “Agroeconomia Brasileira: um olhar para o futuro”. O evento segue até esta quinta-feira (10).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fenicafé divulga programação oficial

Painéis, debates e workshops fazem parte do maior evento de cafeicultura irrigada do país

Green Has – Contribuindo para o progresso da horticultura

A Green Has ficou feliz com os resultados da Hortitec, tendo suas expectativas superadas. “Este é o melhor e maior evento de tecnologia do...

Congresso Brasileiro do Agronegócio inicia nesta segunda-feira

A programação será formada por quatro painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Governança e Perspectivas; e Geopolítica e Governança, e terá ainda a homenagem da ABAG ao jornalista José Luiz Tejon Megido, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo - Personalidade do Agronegócio 2023 e ao pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberá o Prêmio.

II Weed.con vem aí!

O I Weed.Con é o primeiro evento digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!