19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiInfluência dos ácidos húmicos e fúlvicos na produtividade do alho

Influência dos ácidos húmicos e fúlvicos na produtividade do alho

Mara Lúcia Martins Magela

Doutoranda em Agronomia ” Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Regina Maria Quintão Lana

Doutora e professora de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas ” UFU

rmqlana@ufu.br

Crédito Shutterstock

O alho é uma hortaliça rica em nutrientes e substâncias aromáticas de alto valor condimentar, apresentando ação fitoterápica com diversas propriedades farmacológicas. Trata-se de uma cultura importante a nível nacional, visto que o alho é bastante consumido pelos brasileiros e está presente na culinária de diversas regiões do País.

Considerando que o volume de alho produzido no Brasil consegue suprir apenas 40% da demanda nacional, há urgência em se promover e aumentar a produção de alho brasileiro, sendo que a fertilidade do solo é um dos fatores de maior impacto para o alcance de altas produtividades, com obtenção de produtos finais de qualidade.

 

Importância da nutrição

Os ácidos húmicos melhoram o enraizamento da lavoura – Crédito Eduardo Sekita

A extração de nutrientes pelo alho apresenta uma relação direta com o crescimento e desenvolvimento da planta. A cultura se desenvolve bem numa faixa de pH entre 5,5 e 6,5, sendo necessário realizar calagem quando a acidez do solo for alta, em que o índice de saturação de bases ideal deve estar em torno de 70%.

Dessa forma, a manutenção da fertilidade do solo é essencial para o sucesso da cultura, e para isso é necessário estar atento para algumas características responsáveis por manter essa fertilidade em níveis adequados, sendo a matéria orgânica uma das principais.

A necessidade e busca por sistemas de produção mais equilibrados e menos dependentes de produtos exclusivamente químicos impulsionou o desenvolvimento por fontes de fertilização mais tecnológicas, eficientes e sustentáveis.

Neste sentido, os fertilizantes organominerais são uma boa opção para atender as necessidades nutricionais do alho, proporcionando melhorias nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, incrementando o enraizamento e a produção de bulbos.

Os ácidos húmicos proporcionam aproveitamento eficiente dos nutrientes – Crédito Eduardo Sekita

Neste contexto, é sabido que a matéria orgânica fornecida pelos organominerais pode elevar a capacidade tampão do solo, aumentando a retenção de nutrientes, consequentemente com maior absorção e aproveitamento destes, resultando em maior produção.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Fungicidas para requeima da batata

Jesus G. Töfoli tofoli@biologico.sp.gov.br Ricardo J. Domingues Josiane T. Ferrari Pesquisadores APTA " Instituto Biológico   Rápido desenvolvimento e alto potencial destrutivo caracterizam a requeima como uma das mais importantes...

Importância do monitoramento nutricional e nutrição com micronutrientes no milho

Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja Maickon Ribeiro Balator Coordenador Técnico da Bio Soja   Ao longo das últimas décadas, o milho foi uma das culturas brasileiras...

Gesso suaviza estresse hídrico

Maria Ligia de Souza Silva Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Departamento de Ciência do Solo da Universidade...

Pérola-da-terra pode colocar produção de uvas a perder

  Odimar Zanuzo Zanardi Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia - ESALQ/USP A pérola-da-terra é uma cochonilha subterrânea que ataca as raízes de plantas cultivadas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!