30.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosInovação na proteção das sementes de amendoim

Inovação na proteção das sementes de amendoim

Marcelo Palazim
Engenheiro agrônomo, especialista em desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil

A cultura do amendoim tem conquistado cada vez mais espaço ao longo dos anos, passando da condição de secundária para se tornar a principal fonte de renda para muitos produtores. A estimativa para a safra de 2023 é promissora, alcançando cerca de 750 mil toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB. O estado de São Paulo se destaca como importante polo produtor da leguminosa.

Apesar do crescimento expressivo, a cultura do amendoim enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados a pragas e doenças, que impactam diretamente na produtividade. Das ameaças mais preocupantes, sobressaem-se doenças de solo e semente, responsáveis por consideráveis quedas na produção e por prejuízos alarmantes, da ordem de até 80%, segundo a Embrapa.

Entre as doenças que afetam a cultura, os fungos de solo constituem um dos mais relevantes problemas. As espécies de fungos de sementes, tais como Aspergillus, Rhizopus e Penicillium, e fungos de solo, incluindo Rhizoctonia solani e as espécies de Pythium e Fusarium, são hoje os principais ‘vilões’.

Visando a enfrentar esses desafios e auxiliar os produtores, a Sipcam Nichino Brasil lançou um fungicida inovador: Tiofanil® FS. Este produto resulta da combinação de dois ativos já reconhecidos no mercado – Clorotalonil e Tiofanato Metílico. Trata-se de solução altamente eficaz ao controle de doenças de solo do amendoim.

O fungicida foi submetido a uma série de estudos e pesquisas conduzidos por instituições renomadas. Os resultados em geral revelaram que o produto apresenta alta eficácia no controle das doenças e garante cobertura eficiente e adesividade adequada às sementes. Este aspecto contribui para o estabelecimento de um stand de plantas uniforme e índices de emergência mais elevados, fundamentais para aumento da produtividade.

Diante dos desafios enfrentados pela cultura do amendoim, o fungicida se destaca como uma solução promissora para gestão das doenças de solo e semente: contribui para o aumento da produção e a melhoria da rentabilidade dos produtores. A utilização desse produto inovador pode se tornar um aliado essencial também na busca por uma produção mais sustentável e eficiente da cultura.

Figura 1. Resultado Estande de Plantas. (Tiofanil FS apresentou 18% mais plantas emergidas do que o padrão do produtor.)

Figura 2. Comparativo de controle de doenças. (Tiofanil FS apresentou maior número de plantas sem presença de doenças quando comparado a testemunha sem tratamento com fungicidas)

Figura 3. Cobertura e Persistência do Clorotalonil e Tiofanato Metílico na semente. (Quando feito o tratamento de sementes com o Tiofanil| FS, a semente apresenta visual em área coberta com produto devido a maior adesividade do Tiofanil. Quando colocada em solução com água, podemos ver que a semente com tratamento de Tiofanil não perde produto facilmente como o tratamento-padrão de mercado.)

O fungicida foi lançado no dia 28 de junho de 2023, em Ribeirão Preto, em evento que contou com os principais consultores e pesquisadores da cultura do amendoim. O produto já se encontra disponível nos principais pontos de vendas. Para mais informações, consulte nosso site – www.sipcamnichino.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Uvas sem sementes: valor agregado garantido

s exigências do mercado consumidor por uvas “apirênicas”, ou seja, videiras que possuem a capacidade de gerar frutos com ausência de sementes, vem sido notada desde meados da década de 80

Farelo de amendoim conquista espaço na nutrição de ruminantes

Maior disponibilidade do produto durante o ano, menor custo e alta qualidade atraem pecuaristas e produtores de aves, suínos e peixes

2016: Ano Internacional das Leguminosas ” ‘PULSES’

Elaine Bahia Wutke ebwutke@iac.sp.gov.br José Antonio de Fatima Esteves Nélson Raimundo Braga Pesquisadores científicos do Instituto Agronômico " IAC Edmilson José Ambrosano Pesquisador científico do Polo Regional do Centro Sul/DDD   Leguminosas...

‘O consumidor que compra café, quer viver uma experiência’, diz presidente da Polishop

A varejista foi uma das pioneiras em oferecer ao público máquinas de café e a coloca como uma parceira estratégica dos produtores e vendedores de cafés especiais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!