26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasIrrigação por gotejamento amplia rentabilidade

Irrigação por gotejamento amplia rentabilidade

Irrigação por gotejamento: a chave para ampliar a rentabilidade e colher resultados de sucesso no campo.

O cinturão citrícola brasileiro conta com um volume de chuvas insuficiente para atender algumas fases críticas da cultura, como na florada e pegamento de frutos. A distribuição irregular das chuvas propicia a ocorrência de longos períodos de déficit hídrico no solo e, consequentemente, maior estresse hídrico para as plantas, gerando fortes quebras de produção. Neste contexto, a irrigação é um forte aliado do citricultor por possibilitar expressivos saltos de produtividade e qualidade dos frutos.

Com o objetivo de apresentar soluções disruptivas de irrigação para os diferentes perfis de citricultores – da agricultura familiar a de larga escala – a Netafim, líder e pioneira em irrigação por gotejamento, marcará presença na 48ª Expocitros, a maior feira citrícola da América Latina, que acontece em Cordeirópolis (SP) de 30 de Maio a 02 de Junho.

A Netafim possui mais de 20 anos de experiência em irrigação no mercado de citros e o maior destaque da categoria está no tubo gotejador autocompensado: Uniram, que possui a mais avançada tecnologia para garantir alta uniformidade na aplicação de água e nutrientes via sistema de irrigação.

Especialmente no cultivo de citros, a irrigação por gotejamento proporciona um melhor enchimento de frutos, melhor pegamento de chumbinhos e maior desenvolvimento das plantas em formação podendo antecipar a primeira safra em até um ano. Além disso, traz flexibilidade do manejo do estresse hídrico prefloração, que facilita a implementação de estratégias de indução da florada visando escapar de períodos críticos de temperatura e ainda proporcionar a produção de frutos de qualidade durante todo o ano, mesmo em períodos de entressafra, trazendo mais valor para a produção dos citricultores.

A Cambuhy Agrícola é uma grande referência na produção de citros na região de Matão (SP), e possui mais de 4 mil hectares irrigados e fertirrigados por gotejamento. O incremento de produtividade do grupo está, na média, em 30% quando comparado ao sequeiro, chegando a 40% em anos mais secos. A fertirrigação também traz ganhos operacionais, com economia com fertilizantes na ordem de 20% e tornam a operação muito mais sustentável, seja pela aplicação dos nutrientes diretamente via sistema de irrigação, o que gera mais eficiência na absorção dos mesmos pelas plantas; seja, também, pela diminuição do tráfego de maquinário no campo, resultando em reduções no consumo de diesel e, consequentemente, na emissão de CO² para a atmosfera.

Ainda na busca por oferecer as mais completas soluções em irrigação para todos os tipos de agricultores, a Netafim disponibiliza a irrigação por meio de três planos de serviço baseados em assinatura, conhecidos como Netafim Services. Pela primeira vez, os produtores têm a oportunidade de adquirir uma solução de irrigação completa para seus negócios por uma taxa mensal ou anual. Além disso, também é possível adquirir o sistema de irrigação e contar com a responsabilidade da Netafim por toda a operação e manutenção preventiva.

Os especialistas da empresa estão preparados para desenvolver soluções sob medida para cada propriedade, levando em consideração as necessidades específicas de cada produtor.

“A participação da Netafim na Expocitros é um reflexo do nosso compromisso em oferecer o que há de mais avançado em tecnologia e conhecimento para impulsionar o setor citrícola no Brasil. Será uma excelente oportunidade para que diferentes perfis de agricultores possam conhecer de perto todas essas inovações, além de estabelecerem contatos e parcerias no setor agrícola”, finaliza Wagner Suavinha, Especialista Agronômico de Citros da Netafim.

ARTIGOS RELACIONADOS

ICL lança livro “Manejo de Fertirrigação“

A ICL acaba de lançar o livro “Manejo de Fertirrigação“, de autoria de Luiz Dimenstein, renomado profissional a área. O link para download livre...

Biolchim apresenta oportunidades para o segmento HF

A Biolchim participa da Hortitec desde 2009, um evento de grande importância para a empresa, onde há oportunidade de interagir e confraternizar com vários...

Organominerais melhoram a absorção de nutrientes no tomateiro?

Autores Felipe Campos Figueiredo Professor Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas - Ifsuldeminas, campus Muzambinho felipe.figueiredo@ifsuldeminas.edu.br Priscila Pereira Botrel Professora de Fisiologia...

Brandt do Brasil auxilia produtores do Espírito Santo a elevar produtividade com consorciação de café e mamão

O que há em comum entre o café conillon e o mamão no Espírito Santo? “A consorciação da bebida com a fruta tem proporcionado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!