19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasIrrigar o café pode até dobrar a produção por hectare

Irrigar o café pode até dobrar a produção por hectare

Técnica reduz custos em diversas atividades da cultura

A produtividade média da cafeicultura no Brasil está estimada em 30,6 sacas por hectare, mas ela pode ser tranquilamente dobrada ou triplicada ao se utilizar a técnica de irrigação por gotejamento, onde além da água também é oferecido à planta, o fertilizante (fertirrigação) e, se necessário e possível, defensivos que combatem doenças. No Brasil a cafeicultura irrigada representa quase 450 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro.

Conforme estudos realizados por pesquisadores do setor, a irrigação do cafeeiro melhora a qualidade do café porque as plantas estão sujeitas a déficit hídrico, o que pode causar deficiência no seu processo metabólico fazendo com que os frutos não se desenvolvam totalmente e acabem por produzir um fruto de qualidade inferior. “Além disso a técnica de irrigação propicia uma uniformidade maior na florada que proporcionará um maior percentual de frutos do tipo cereja e consequentemente uma bebida melhor”, afirma o gerente de vendas regional da Rivulis, Márcio Stocco. Ele diz que embora muitos acreditem que a irrigação aumente os custos, o retorno financeiro trazido pelo uso desta técnica, é garantido.

Várias atividades ao longo do ano tendem, sim, a baixar o custo de produção, como, por exemplo, a maior eficiência na aplicação da fertirrigação. Podemos citar também a menor circulação de máquinas nas lavouras, uma vez que tanto adubos como defensivos podem ser aplicados via água de irrigação. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas estimulam florada do café

As algas podem ser aplicadas na lavoura do café de diferentes maneiras, como em pulverizações foliares, aplicação no solo ou incorporação nos sistemas de irrigação.

Produtores de café e laranja com mais qualidade de vida

Pequenos produtores e produtoras que integram associações e cooperativas brasileiras, que possuem a certificação Fairtrade (Comércio Justo), estão colhendo bons frutos de projetos desenvolvidos com recursos do prêmio Fairtrade, pago mediante a comercialização da produção certificada.

‘Café Agricultor Todo Dia’ valoriza cafeicultores brasileiros com histórias inspiradoras

Projeto, promovido pela IHARA, prestigia o trabalho dos produtores rurais, que cultivam a bebida mais amada do Brasil

Viveiro de mudas de cafeeiro a pleno sol

Do ponto de vista fitotécnico, o sucesso do processo produtivo começa a partir da seleção de mudas que irão compor a lavoura cafeeira, sendo determinantes para o bom desenvolvimento e sanidade de plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!