A Horta do Amanhã, patrocinada pelo Carrefour, apresenta uma nova programação em 2021: o Clube da Horta, uma série de encontros com a participação de especialistas da ISLA Sementes, para falar sobre o conhecimento e produção de hortas em casa, diversidade de espécies de fácil manuseio, PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), entre outros assuntos relacionados à atividade de plantar.
Serão 8 encontros mensais online e gratuitos que acontecerão no terceiro sábado de cada mês, tendo sua estreia no próximo dia 15 de maio. Inaugurando a programação, Diana Werner e Andrei Santos, engenheiros de produção e especialistas da ISLA Sementes , começam a programação apresentando a etapa “Inspiração – Uma horta, muitas possibilidades”, às 15h, em sala virtual (os inscritos receberão o link). A cada semana, haverá um especialista da equipe técnica da ISLA para abordar a temática.
Os demais tópicos abordados nos encontros serão: Ambiente de cultivo (luminosidade, ventilação, espaço, regime de chuvas, uso de sombrite, histórico da área); Sazonalidade e qualidade dos alimentos (épocas de plantio, ciclo das plantas, o que plantar nas diferentes épocas para produzir ao longo do ano); Variedades e características das sementes (como escolher as plantas para uma horta produtiva); Mãos à terra (diferentes tipos de substratos, formas de semear e transplante de mudas); Manutenção na horta (adubação, poda e irrigação – diferentes técnicas e soluções práticas na horta); Fase de florescimento e importância da polinização na horta e para finalizar, Chegou a hora da colheita (ponto de colheita, sugestões de preparos para celebrar o final deste ciclo na horta), apresentando todas as principais etapas da atividade.
Sobre o projeto:
Como forma de ampliar o projeto em 2021, e acompanhando as mudanças necessárias frente à pandemia, a Horta do Amanhã expande seus conteúdos para a plataforma digital através da criação do “Clube da Horta”. Teremos ao longo do ano, etapas com conhecimentos gerais e específicos. A horta urbana do Museu do Amanhã é um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade. É também um espaço para colaboração, troca de saberes e estímulo para o encontro com o outro. Através de oficinas mensais para formação em horta urbana, a proposta do projeto é discutir de forma prática a sustentabilidade e a convivência.