19.9 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 15, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesLavoro pretende avançar em vendas de insumos agrícolas

Lavoro pretende avançar em vendas de insumos agrícolas

Gigante do agronegócio investe na democratização de serviços financeiros para produtores rurais e possui área dedicada a operações de Barter.

A Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, bolsa de valores americana, sob os tickers “LVRO” e “LVROW”, vem investindo na oferta de operações estruturadas para produtores rurais de várias regiões e cultivos do País. Ainda visando o ciclo 23/24, o grupo acaba de lançar a campanha “Café Certo”, que pretende negociar os insumos da safra com os grãos de café disponíveis ou futuros, por meio de contratos de Barter, com condições especiais para seus clientes. As transações poderão ser realizadas na modalidade Barter Físico, com a Operação Alvo. 
 

Com a iniciativa, vigente até 30 de julho de 2023, a empresa espera avançar nas vendas de insumos agrícolas para essa cultura em particular. As operações serão focadas em São Paulo, Minas Gerais e Rondônia, estados campeões na produção de café no Brasil. Somente em 2022, a Lavoro atingiu mais de R$ 550 milhões em contratos com a campanha Milho Certo, que possuía uma mecânica similar. Já com a Soja Certa, que funcionou nos mesmos moldes e ficou em vigor até o dia 30 de abril de 2023, a companhia chegou a mais de R$ 750 milhões.
 

“Queremos ampliar ainda mais nossa atuação no Brasil, com instrumentos financeiros muitas vezes desconhecidos pelo produtor, mas que são extremamente importantes para mitigar os riscos das oscilações de preços das commodities e aumentar a rentabilidade dos nossos clientes”, explica Marcos Oliveira, Diretor de Operações de Commodities da Lavoro. 
 

As negociações dentro do modelo de Barter são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira da Lavoro.
 

Na Operação Alvo, caso o café atinja determinado nível de preço, a transação é automaticamente “desmontada”, e o ganho creditado ao agricultor. “Caso a cotação do café tenha uma queda inesperada, o produtor estará protegido, uma vez que os grãos já foram vendidos. Da mesma forma, se o valor subir, nós atribuímos um bônus ao agricultor que pode garantir os insumos necessários para a próxima safra. Além de ser uma excelente ferramenta de gestão da propriedade rural, a operação promove uma redução de custos operacionais, que gira em torno de 4% a 10%”, ressalta Oliveira.
 

Para Vinicius Leira, gerente de Barter do Cluster Leste, os produtores rurais de São Paulo e Minas Gerais precisam cada vez mais de ferramentas financeiras que garantam a segurança do grão. “Esses dois estados concentram uma grande parcela da produção nacional. Proporcionar maior segurança às operações dos cafeicultores locais é imprescindível, principalmente em um cenário de incertezas econômicas”, afirma. 
 

Rondônia também apresenta grande potencial para o cultivo do café. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção na região deve atingir 2,94 milhões de sacas na safra 2023. “Idealizamos uma campanha inovadora, visando mitigar riscos das oscilações de preço do café e gerar maior rentabilidade para os agricultores”, destaca Edemir Antonio Lima, gerente de Barter da Lavoro no Cluster Norte. 
 

Barter para todos

Embora seja uma transação aparentemente sofisticada, a Lavoro assumiu o compromisso com os seus clientes de simplificá-la e aproximá-la da realidade do campo. A companhia oferece o suporte necessário em todo o ciclo produtivo, desde a consultoria para o planejamento da safra, ofertas de pacotes completos com as melhores marcas de insumos, acompanhamento e monitoramento das lavouras, até o suporte para comercialização dos grãos. 

A Lavoro ainda dispõe de uma mesa de derivativos própria, com uma equipe dedicada, que acompanha todos os movimentos das commodities nos principais mercados mundiais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Os heróis da terra

Em homenagem ao Dia do Agricultor, a Lavoro preparou um vídeo especial em homenagem a esses profissionais e de reconhecimento ao trabalho incansável e dedicado dos nossos Heróis da Terra. São eles que alimentam o mundo com amor, suor e dedicação, cultivando a vida em cada semente plantada.

Lavoro: líder em insumos florestais

Já consolidada no agronegócio, a empresa, que detém mais da metade do market share do setor florestal no País, inaugura nova loja em Três Lagoas (MS).

Agrobiológica Sustentabilidade recebe Selo Mais Integridade

Reconhecimento é concedido a empresas e cooperativas do agronegócio que atendam requisitos de responsabilidade social, ambiental e ética.

Grupo Lavoro anuncia aquisição da Sollo Sul Insumos Agrícolas

Empresa mantém o pé no acelerador e consolida sua presença no sudoeste paranaense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!