29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisBovinosLeptospirose: doença prejudica o bem-estar animal

Leptospirose: doença prejudica o bem-estar animal

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A leptospirose é uma zoonose amplamente disseminada pelo mundo. A doença é especialmente perigosa para equinos, bovinos e suínos, principalmente em regiões que convivem com altas temperaturas e umidade elevada. De acordo com Fernando Santos, médico veterinário e gerente de vendas da linha de grandes animais da Syntec do Brasil, “as características climáticas do nosso país tornam a enfermidade epidêmica, já que nesse ambiente as bactérias tem as condições ideais de sobrevivência”.

O Conselho Nacional de Medicina Veterinária (CNMV) reporta que a leptospirose – além de causar forte impacto na saúde pública, uma vez que também pode ser transmitida para os seres humanos – é uma das principais causas de perda econômica para criadores. Os dados mais recentes apontam que, no Brasil, a doença é endêmica, com soroprevalência de 45,5% a 62,3% nos animais e de 74% a 100% nos rebanhos. Em rebanhos não vacinados, o problema é associado a taxas de 47% de infertilidade e 12% a 68,4% de abortamentos.

“Quando falamos em leptospirose, a maioria das infecções é subclínica, ou seja, sem sinais evidentes, e está associada não apenas a problemas de infertilidade e aborto. Com ela, há maior índice de parto de natimortos e nascimento de neonatos fracos”, comenta Santos. “Essa enfermidade ocorre em todas as espécies de animais e influencia também na queda de produção e no aumento da mortalidade de bezerros.”

O especialista da Syntec esclarece que a Leptospira spp. afeta diversas espécies. Nos equinos, prejudica o desempenho do animal num todo, em caso de animais atletas, eles sofrem queda de performance. Nos bovinos, provoca queda do desempenho zootécnico e reprodutivo. Nos suínos, tanto leitões jovens como porcas em gestação são afetados, comprometendo os resultados da granja.

“Animais com a forma aguda da doença apresentam prostração, anorexia e elevação da temperatura corporal. Em casos crônicos, a leptospirose causa transtornos reprodutivos, como abortos natimortos, filhotes nascidos com pouca viabilidade, retorno ao cio nas primeiras semanas de gestação e infertilidade. Essas complicações reprodutivas ocorrem devido à infecção dos fetos na fase de leptospiremia na fêmea”, explica.

A doença é grave, mas tem tratamento. “Após a realização dos testes sorológicos e confirmada a leptospirose, o tratamento pode ser realizado com antibióticos”, explica o gerente da Syntec, que recomenda: melhor do que tratar a doença é evitar que ela se instale no animal. “É possível prevenir a enfermidade por meio da vacinação dos animais, o que pode ser feito a partir dos três meses de idade, com repetição anual.”

Para auxiliar os criadores na prevenção da leptospirose, a Syntec do Brasil está lançando a vacina Leptotec 8. Essa é a quarta vacina no portfólio da empresa especializada em saúde animal, que também conta com Leptotec Equi, Get-Vacina, Encefalotec Equi.

ARTIGOS RELACIONADOS

Consumo de carne suína bate recorde no Brasil

Brasileiro consumiu 16 quilos de carne suína em 2021 (ABPA); Alegra registrou aumento de 20% de faturamento no mesmo ano.

Bem-estar animal na suinocultura

Adotar as práticas de bem-estar animal tornou-se imperativo para continuar crescendo

Doença da Linha Branca afeta bem-estar dos bovinos

De acordo com o médico veterinário Thales Vechiato, "alterações nos cascos afetam diretamente a rotina do rebanho, pois as fortes dores impedem que os animais se movimentem normalmente. Muitas vezes, eles também deixam de se alimentar de maneira adequada e, assim, há comprometimento de toda a funcionalidade do corpo".

Tripassonomose: é fácil de confundir e exige precisão no tratamento e controle

A Tripanossomose bovina ainda é pouco percebida no radar dos pecuaristas do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!