34.4 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioNotíciasLimites da micotoxina no trigo estão mais rígidos

Limites da micotoxina no trigo estão mais rígidos

Crédito Luize Hess

A legislação acabou tornando mais rígidos os limites da micotoxina desoxinivalenol (DON) no trigo a partir de janeiro deste ano de 2019. A DON é imposta no trigo após a colonização de espécies do fungo Fusarium graminearum, que é o principal causador da grave doença Giberela.

De acordo com o fitopatologista da Biotrigo Genética, Paulo Kuhnem, o manejo para a adequação destes níveis de DON começa no campo pela utilização de cultivares com maior nível de resistência genética associado a aplicação de fungicidas. “Por não se dispor ainda de cultivares imunes é muito importante que os produtores e assistência técnica estejam monitorando o desenvolvimento da cultura e as condições climáticas para realizar aplicações de fungicidas no florescimento e reduzir os teores de micotoxinas nos grãos colhidos”, disse.

Além disso, a pesquisadora da Embrapa Trigo, Casiane Salete Tibola afirmou que as estratégicas para minimizar a contaminação do trigo por micotoxinas são as medidas pós-colheita, visando contribuir para a produção de alimentos seguros e garantir liquidez no mercado.

 A especialista em engenharia de alimentos e supervisora de qualidade industrial da Biotrigo, Kênia Meneguzzi, tratou sobre as possibilidades de redução de DON na pré-moagem e abordou uma visão geral do problema.

“O produtor possui opções de cultivares mais resistentes à Giberela e ainda tem como ferramenta realizar manejo indicado, pois não pode contar com o clima, por não poder controlá-lo. Os cerealistas podem ser eficientes no recebimento através da pré-limpeza, mesa de gravidade e também com o cuidado o armazenamento dos grãos. Já os moinhos possuem equipamentos mais específicos, como a selecionadora ótica, que através de infra-vermelho detecta e descarta os grãos contaminados e as impurezas, além do peeling – equipamento que remove a camada mais externa do grão aonde se concentrados os maiores níveis de bactérias, micotoxinas e agrotóxicos”, destacou.

ARTIGOS RELACIONADOS

Métodos de Irrigação – sistemas, características e aplicações

Quando a água da chuva deixa de ser suficiente, a aplicação artificial tende a ser uma saída.

Biológicos são arma eficiente contra broca-do-café

  Dirceu Pratissoli Doutor em Entomologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES dirceu.pratissoli@gmail.com   A broca-do-café Hypothenemushampei disseminou-se por todas as regiões produtoras do Brasil....

Uso de bioestimulantes a base de aminoácidos na alface

  Camila Kaminski de Agostinho camilakaminski49@gmail.com Bruno Sbardelotto Deparis bruno_deparis_22@hotmail.com Graduandos em Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia...

Melhoramento genético de cenouras traz mais produtividade e atende às exigências do consumidor

  No Brasil o cultivo da cenoura está dividido em verão e inverno, sendo o cultivo no verão de maior complexidade, uma vez que existem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!