16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasManejo da irrigação e fertirrigação: ferramentas que auxiliam na produção de café...

Manejo da irrigação e fertirrigação: ferramentas que auxiliam na produção de café especiais

Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim/Divulgação

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água, e cada vez mais o mercado interno e externo tem buscado cafés de qualidade superior (Cooxupé, 2020). Isso tem feito com que os cafeicultores procurem técnicas que auxiliam a obter um produto de qualidade elevada para atender ao mercado, e algumas dessas técnicas são irrigação e fertirrigação.

A fertirrigação é uma técnica que consiste na aplicação de solução nutritiva via sistema de irrigação, ou seja, água mais nutrientes, mantendo assim o bulbo úmido próximo às raízes enriquecido com fertilizantes, sendo esse ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento das plantas.

O manejo da fertirrigação tem sido cada vez mais utilizado pelos cafeicultores brasileiros, com a finalidade de extrair o máximo de eficiência dos fertilizantes, maior aproveitamento pelas plantas, redução de custos com mão de obra e maquinários e ainda possibilidade de mais parcelamentos na adubação, quando comparado com adubação convencional.

Mas como a fertirrigação auxilia na produção de cafés de qualidade? Com a possibilidade de fornecer os nutrientes de acordo com sua demanda dentro de cada fase fenológica. Por exemplo, na adubação convencional é fornecido NPK em 3 ou 4 parcelamentos, já com a fertirrigação qualitativa conseguimos aplicar pequenas partes de nutriente em cada irrigação e ainda fornecer cada nutriente de forma separada de maior demanda naquela fase fenológica. Um exemplo é a aplicação de potássio de forma pontual na fase de enchimento dos grãos, tendo em vista que é um fertilizante ligado à formação de açúcares no grão.

Cafés irrigados/Thales Barcelos

A fertirrigação é uma aplicação de nutrientes “na veia” das plantas, ficando assim prontamente disponíveis, resultando em plantas e grãos sadios, livres de pragas e doenças e uma maturação completa, reduzindo a quantidade de grãos verdes, verde cana ou preto verde. Claro que tudo isso aliado a um manejo cultural adequado, variedade responsiva, altitude, manejo consciente da irrigação e fertirrigação. Além da fertirrigação, a irrigação por si só já auxilia no processo de produção de cafés especiais, além de fornecer água nos momentos críticos da cultura, o manejo adequado da irrigação no momento da pré-florada, promove a redução de multifloradas, grãos chocos e mal granados, originando assim grãos mais graúdos, uniformes e de peneirais superiores.

Desse modo, a tecnologia da irrigação e fertirrigação aliada ao manejo apropriado das lavouras de café tem permitido que os produtores agreguem valor em seu produto, com maior valorização pela qualidade que é tendência forte do mercado, além de proporcionar um negócio mais rentável e sustentável.

*Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fitonematoides – Momento de planejar manejos eficientes

  Ricardo Bemfica Steffen Doutor em Ciência do Solo e pós-doutor em Organismos do Solo e Insumos Biológicos para Agricultura agronomors@gmail.com Gerusa Pauli Kist Steffen Doutora em...

ICL – Fósforo e potássio para plantas bem nutridas

Participando pela segunda vez da Hortitec, a ICL colheu bons resultados da feira. Segundo Patrick GesualdiHaim, marketing e desenvolvimento de produtos da empresa, foi...

É hora de plantar batatas

Laila de Carvalho Henrique Graduanda em Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) " CSL e coordenadora de Ensino e Extensão -...

Plástico Verde da Braskem é apresentado em linha de tubos da Irritec na Feira Internacional da Irrigação 2018

Feito à base de cana-de-açúcar, material possui mesma resistência, durabilidade e peso do plástico convencional A Irritec, fabricante de origem italiana, apresenta na Feira Internacional...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!