28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasManejo de suínos requer atenção com saúde e bem-estar dos animais

Manejo de suínos requer atenção com saúde e bem-estar dos animais

Divulgação

O ciclo de produção dos suínos é desafiador para os produtores e demanda muita atenção aos detalhes. Com o mercado cada vez mais exigente quanto à qualidade do produto final, o suinocultor precisa investir em tecnologia, sanidade e bem-estar do animal, para manter seu negócio competitivo.

Uma das fases mais críticas na vida do plantel é a transição da maternidade para a creche, momento de desmame dos leitões. O sistema imunológico está tendo os primeiros contatos com os patógenos e ainda aperfeiçoando seus mecanismos de defesa e os leitões ficam suscetíveis a infeções. Desta forma, o tratamento metafilático vem se mostrando bastante seguro e eficaz na manutenção da saúde dos suínos.

A metafilaxia é uma abordagem estratégica com alta eficiência e em linha com os conceitos de uso prudente de medicamentos. O tratamento consiste na utilização de produtos de ação antibiótica com amplo espectro e adequado tempo de ação sobre os patógenos que desafiam os leitões. Tem por finalidade curar os animais enfermos, combater as bactérias que já estejam infectando leitões ainda saudáveis e evitar que os mais suscetíveis sejam infectados nos dias subsequentes ao alojamento de creche.

Estudos científicos comprovam que sua eficácia é superior ao uso de antibióticos ministrados na água ou na ração dos animais, com excelentes resultados clínicos.

“Essa opção de tratamento é estratégica e fundamental para combater os principais agentes bacterianos respiratórios,que causam a perda de desempenho, a elevação dos custos com medicação e a mortalidade nos leitões”, explica o médico-veterinário e Gerente Técnico da área de Suínos da Zoetis, Dalvan Veit.

Ação anti-inflamatória

Para além de suas já conhecidas propriedades antimicrobianas, DRAXXIN®, possui ação anti-inflamatória em suínos, o que contribui para a melhor resolução em doenças respiratórias nesses animais.

Isso foi o que demonstrou um estudo realizado por Stephanie C. Duquete, publicado pelo American Journal of Veterinary Research em junho de 2015, que teve por objetivo investigar as propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras do Draxxin in vitro e em modelos experimentais com suínos desafiados com o Actinobacillus pleuropneumoniae (APP) — causador de pleuropneumonia e inflamação pulmonar em suínos.

No estudo, feito em leitões livres de patógenos com três semanas de idade, os animais foram divididos em três tratamentos — um grupo controle recebeu apenas solução salina, outro grupo foi desafiado com carga infectante de APP e o último, além de ser desafiado pelo APP, recebeu a aplicação de uma dose de 2,5 mg de Draxxin para cada kg de suíno. Os animais foram avaliados em 3 e 24 horas após a inoculação.

Após análise de cada um dos grupos, o estudo concluiu que o Draxxin modula a resposta inflamatória e conduz à resolução da inflamação em suínos com infecções pulmonares microbianas.

“Esse estudo trouxe base científica ao que vínhamos observando em campo. Além de sua longa e eficaz ação antimicrobiana, Draxxin também controla o processo inflamatório, o que, além de diminuir as injúrias da inflamação, também auxilia na rápida recuperação dos leitões”, diz o médico-veterinário Dalvan Veit, Gerente Técnico de Suínos da Zoetis. “Essas propriedades fazem com que os animais estejam saudáveis o mais rápido possível e passem a expressar seu comportamento natural o quanto antes. Isso prioriza não só a saúde e o bem-estar dos suínos como também minimiza prejuízos na granja”, ressalta Veit.

ARTIGOS RELACIONADOS

Boro reduz taxa de abortamento floral em citros

Para que as plantas cítricas completem seu ciclo de vida, desempenhando funções metabólicas e estruturais de grande relevância para o desenvolvimento vegetal, o boro é um elemento muito importante.

A evolução do melhoramento genético suíno

A evolução do melhoramento genético suíno está impulsionando a produção de carne de alta qualidade e eficiência.

Óleo da casca de laranja otimiza pulverização

As produtividades das culturas vêm passando por um incremento de produtividade no decorrer dos anos, isso devido ao melhoramento genético, que busca cada vez mais tornar as plantas mais estáveis e produtivas, às melhorias na nutrição de plantas com fertilizantes mais eficientes e com mais tecnologia embutida, à construção do perfil de solo e ao manejo fitossanitário das culturas.

Manga fora de época: Como é possível produzir?

Com relação aos principais Estados produtores de manga, o Nordeste brasileiro tem destaque, sobretudo Pernambuco e Bahia, este último tendo liderado a safra 2017, com 438.603 toneladas produzidas, seguida por Pernambuco, com 241.914 toneladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!