Manejo Ecofriendly – Monitoramento e soluções para o controle de insetos agrícolas

0
245

Autor

Alexandre Andrade
Engenheiro agrônomo – ESALQ–USP e diretor comercial da Colly Química
alexandre@collyquimica.com.br

O manejo e controle adequado das pragas agrícolas que afetam o processo produtivo é sempre uma grande preocupação no agronegócio. Os agroquímicos são ainda muito utilizados na agricultura no Brasil, mas é preciso ter cuidado – esses produtos químicos podem contaminar e desequilibrar o meio ambiente se forem aplicados de forma inadequada e muitas vezes sem necessidade.

A adoção de novas estratégias e soluções ecologicamente mais sustentáveis demanda muitos investimentos em pesquisas e no trabalho de extensão, consolidando as práticas no campo.

Os agentes biológicos e estratégias de captura física já vêm sendo utilizados em diversas regiões do País. Existe a necessidade que a cadeia do agronegócio faça escolhas inteligentes, sem amadorismo, pensando não apenas na lucratividade do negócio e na redução das perdas, mas também na sustentabilidade para caminharmos para uma agricultura mais moderna e sustentável, superando antigos paradigmas.

Nesse contexto, o monitoramento de insetos que são pragas na agricultura é a ferramenta primordial no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Este pode ser entendido como um conjunto de ações que visa manter o agroecossistema equilibrado, contribuindo para a preservação das áreas de plantio, por meio de estratégias culturais, diminuição de aplicações de agroquímicos e com o monitoramento constante.

Ferramentas

O uso de armadilhas adesivas, seja com atratividade visual, com uso de painéis colantes amarelo ou azul, dispositivos que atraem insetos, como o uso de feromônio sexual sintetizado ou não, e atrativos alimentares são ferramentas que o agricultor deve usar para capturar e coletar amostras para que seja feito o reconhecimento dos insetos que são pragas presentes no local e do real grau de ameaça à sua produção.

Após a realização do monitoramento é preciso avaliar cuidadosamente o nível populacional dos insetos e quais são os parâmetros de avaliação do possível nível de dano econômico que a praga pode causar, para só então implementar de forma mais assertiva as melhores práticas de controle, minimizando o uso de produtos agroquímicos, gerando alimentos mais saudáveis e com um valor agregado maior.

A empresa

A Cole Agro é uma spin off da empresa Colly, e há dois anos vem desenvolvendo soluções e armadilhas adesivas para o monitoramento e captura massiva de insetos que são pragas no agronegócio. Estamos sediados no município de Mombuca (SP), na região de Piracicaba.

Nosso foco é o desenvolvimento de armadilhas adesivas e colas entomológicas especiais para monitoramento e captura massiva de insetos-pragas na agricultura, ferramentas essenciais para a tomada de decisão no manejo de pragas, totalizando oito produtos que disponibilizamos no mercado.

São eles:

Ü Cola Entomológica Líquida Amarela Yellow Glue;

Ü Cola Entomológica Líquida Azul Blue Glue;

Ü Armadilha Amarela de Papel Yellow Trap;

Ü Armadilha Reflexiva Reflexive Trap;

Ü Armadilha Delta Papel ECOTRAP;

Ü Armadilha Delta Plástica;

Ü Armadilha Luminosa Buglight AGRO;

Ü Cola Entomológica.

Diferenciais

A Cole Agro tem o compromisso de oferecer produtos eficazes e seguros para o monitoramento e controle de pragas agrícolas, visando o bem-estar e colaborando com o desenvolvimento e a competitividade de seus clientes e parceiros. Trata-se de uma empresa totalmente brasileira, inserida no ecossistema de soluções mais ecofriendly para uma produção agrícola mais sustentável.

Além das soluções serem Ecofriendly, a Cole Agro está em busca de torná-las também o mais user-friendly possível, disponibilizando ferramentas tecnológicas para facilitar o dia-a-dia de aplicação dos produtos e seu acompanhamento no campo. Estamos desenvolvendo um aplicativo que georreferencia os pontos de monitoramento e faz a contagem automática de pragas-alvo capturadas, gerando um mapa de calor do nível de infestação e emitindo alertas na iminência de surtos.


Soluções sustentáveis

Yellow Glue – Cola Entomológica Amarela: cola entomológica amarela líquida de pronto uso, indicada para preparação de armadilhas adesivas de grande porte para o monitoramento e captura massiva de insetos alados que são pragas na agricultura.

A cor amarela atrai uma grande gama de insetos alados. O produto vem sendo muito utilizado para a captura massiva da traça-do-tomateiro, mas pode ser utilizado também em outros cultivos de hortifrúti, seja em cultivo protegido ou campo aberto. O Yellow Glue tem a maior atratividade, resistência às intempéries climáticas, durabilidade e o melhor custo-benefício quando comparado com produtos similares.

Pode ser aplicado com pincel, rolo, pulverização ou com bomba elétrica de alta pressão. A facilidade de aplicação na preparação de grandes painéis adesivos para captura massiva de insetos, além do alto poder de captura, fazem do Yellow Glue uma ferramenta essencial no manejo de pragas, ganhando muito mercado no Brasil e na América Latina.

Yellow Trap – Armadilha Amarela 30×12 cm: indicada para o monitoramento de diversos insetos alados, incluindo psilídeos na cultura de citros. O monitoramento e o controle do psilídeo são essenciais para a eficiência no combate ao Greening.

 A coloração amarela tem uma grande atratividade para a traça-do-tomateiro, mosca-branca, pulgões, cigarrinhas e moscas-das-frutas. Pacote com 10 armadilhas amarelas 30 x 12 cm, com cola aplicada nos dois lados, e acompanha fio de sustentação.

A armadilha amarela é essencial no manejo de insetos alados em diversas culturas, como: citricultura, cultivos protegidos, hortifrúti e reflorestamento. O monitoramento permite uma maior assertividade na tomada de decisão de controle.

Blue Glue – Cola Entomológica Azul: Blue Glue é uma cola azul líquida de pronto uso, indicada para preparação de armadilhas adesivas para monitorar e capturar tripes e moscas-do-estábulo e do chifre.

A cor azul atrai visualmente o tripes e as moscas-do-estábulo. É uma ótima ferramenta para redução populacional dos insetos. O Blue Glue tem as mesmas características da Cola Entomológica Yellow, com a diferença da cor, que é azul, e os insetos que são manejados.

O produto é muito utilizado em cultivos de flores, no manejo do tripes em hortifrúti e também na redução populacional das moscas-dos-estábulos, que é um grave problema em alguns Estados do Brasil, principalmente em regiões de produção sucroenergética.

Versatilidade

Todos os nossos produtos são desenvolvidos com tecnologia de formulação que permite ao nosso portfólio uma grande resistência às intempéries climáticas e à umidade, com alta durabilidade e atratividade. Logo, todas as armadilhas e colas entomológicas podem ser utilizadas em cultivo protegido e em campo aberto.

As soluções que propomos podem ser utilizadas em todas as culturas que tenham problemas com insetos que possam ser atraídos visualmente pela cor das colas entomológicas, ou por atratividade visual de comprimento de onda de equipamentos como lâmpadas ultra-violeta, como a Armadilha Luminosa Buglight AGRO.

Por fim, gostaria de lembrar que a instalação de programas de monitoramento populacional de insetos que ocorre dentro de um agroecossistema facilita a tomada de decisão quanto à adoção de medidas de controle químico, biológico, cultural ou captura massiva. Menos aplicações, redução de custos e decisões mais sustentáveis.