Estudos recentes realizados pela área técnica da Sipcam Nichino Brasil apontam benefícios relevantes à cultura da cana-de-açúcar advindos da aplicação da solução Sprint® 50 WG. Trata-se, segundo a empresa, de um maturador dotado de características capazes de mitigar impactos das mudanças climáticas nos canaviais, além de melhorar a qualidade da matéria-prima e aumentar a oferta de ATR (açúcar total recuperado) nas unidades produtoras de açúcar, etanol e energia de biomassa.
De acordo com a companhia, recorrentes no setor sucroenergético, assim como nos demais cultivos, extremos climáticos devem entrar na relação dos desafios da cadeia produtiva da cana na safra 2024, cujo início está próximo. Para a Sipcam Nichino, seu maturador, atrelado às recomendações técnicas da empresa, “potencializa o acúmulo de sacarose, amplia a janela de colheita e melhora o gerenciamento da colheita da matéria-prima nessas condições”.
Goiás e São Paulo
Segundo a área técnica da Sipcam Nichino, ao longo do ciclo 2023 da cana-de-açúcar, o maturador Sprint® WG 50 foi alvo de testes e pesquisas em áreas experimentais e comerciais dos estados de Goiás e São Paulo. As análises, acrescenta a companhia, ocorreram em períodos de 28 dias, 36 dias e 42 dias após a utilização da tecnologia. No primeiro período, Sprint® 50 WG gerou indicador médio de 11,5 kg de ATR (açúcar total recuperado), frente a 6,5 kg e 5,1 kg de outros dois tratamentos, destaca a empresa.
“A composição de Sprint® 50 WG revelou ser uma alternativa estratégica do produtor, pois permite o gerenciamento da colheita e extrai seu potencial máximo em termos de ganho de sacarose”, ressalta a Sipcam Nichino.
Outros indicadores atestam igualmente os benefícios transferidos pela tecnologia de Sprint® 50 WG, diz a fabricante. Em áreas de Goiás, complementa a Sipcam Nichino, o regulador de crescimento, analisado nos períodos de 28 dias e 35 dias após aplicado, trouxe acréscimos médios de 26,4 kg e 33,2 kg de ATR, respectivamente, ante 21,1 kg e 31,6 kg de ATR de um dos tratamentos-padrão comparados.
Em áreas de cana de São Paulo, por sua vez, conforme a Sipcam Nichino, um dos ensaios com Sprint® 50 WG resultou em ganho médio de 40,8 kg de ATR, 42 dias após aplicado. “O maturador superou outras importantes tecnologias adotadas no país”, enfatiza a empresa.
Ainda de acordo com a Sipcam Nichino Brasil, Sprint® 50 WG pertence ao grupo químico das sulfonilureias e tem como ingrediente ativo o composto ortosulfamuron. “Usado em doses menores ante outros insumos do gênero, não interfere na brotação de soqueira e não atinge à gema apical, além de evitar florescimento e isoporização”, conclui a nota da empresa.