26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMaturador é alternativa para mitigar mudanças climáticas

Maturador é alternativa para mitigar mudanças climáticas

Conforme fabricante, solução também resulta em ganhos expressivos de ATR às unidades produtoras de açúcar, etanol e energia de biomassa

Estudos recentes realizados pela área técnica da Sipcam Nichino Brasil apontam benefícios relevantes à cultura da cana-de-açúcar advindos da aplicação da solução Sprint® 50 WG. Trata-se, segundo a empresa, de um maturador dotado de características capazes de mitigar impactos das mudanças climáticas nos canaviais, além de melhorar a qualidade da matéria-prima e aumentar a oferta de ATR (açúcar total recuperado) nas unidades produtoras de açúcar, etanol e energia de biomassa.

Créditos: Divulgação

De acordo com a companhia, recorrentes no setor sucroenergético, assim como nos demais cultivos, extremos climáticos devem entrar na relação dos desafios da cadeia produtiva da cana na safra 2024, cujo início está próximo. Para a Sipcam Nichino, seu maturador, atrelado às recomendações técnicas da empresa, “potencializa o acúmulo de sacarose, amplia a janela de colheita e melhora o gerenciamento da colheita da matéria-prima nessas condições”.

Goiás e São Paulo

Segundo a área técnica da Sipcam Nichino, ao longo do ciclo 2023 da cana-de-açúcar, o maturador Sprint® WG 50 foi alvo de testes e pesquisas em áreas experimentais e comerciais dos estados de Goiás e São Paulo. As análises, acrescenta a companhia, ocorreram em períodos de 28 dias, 36 dias e 42 dias após a utilização da tecnologia. No primeiro período, Sprint® 50 WG gerou indicador médio de 11,5 kg de ATR (açúcar total recuperado), frente a 6,5 kg e 5,1 kg de outros dois tratamentos, destaca a empresa.

“A composição de Sprint® 50 WG revelou ser uma alternativa estratégica do produtor, pois permite o gerenciamento da colheita e extrai seu potencial máximo em termos de ganho de sacarose”, ressalta a Sipcam Nichino.

Outros indicadores atestam igualmente os benefícios transferidos pela tecnologia de Sprint® 50 WG, diz a fabricante. Em áreas de Goiás, complementa a Sipcam Nichino, o regulador de crescimento, analisado nos períodos de 28 dias e 35 dias após aplicado, trouxe acréscimos médios de 26,4 kg e 33,2 kg de ATR, respectivamente, ante 21,1 kg e 31,6 kg de ATR de um dos tratamentos-padrão comparados.

Em áreas de cana de São Paulo, por sua vez, conforme a Sipcam Nichino, um dos ensaios com Sprint® 50 WG resultou em ganho médio de 40,8 kg de ATR, 42 dias após aplicado. “O maturador superou outras importantes tecnologias adotadas no país”, enfatiza a empresa.

Ainda de acordo com a Sipcam Nichino Brasil, Sprint® 50 WG pertence ao grupo químico das sulfonilureias e tem como ingrediente ativo o composto ortosulfamuron. “Usado em doses menores ante outros insumos do gênero, não interfere na brotação de soqueira e não atinge à gema apical, além de evitar florescimento e isoporização”, conclui a nota da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mudança climática: o que temos a ver com isso?

Escrito por Caia Amoroso, sob coordenação de Januária Cristina Alves, obra traz um panorama sobre como as atitudes humanas impactam todo o planeta.

Mudanças climáticas causam perdas bilionárias

No Brasil, o maior produtor mundial de soja e terceiro maior produtor de milho, a situação é preocupante, com perdas estimadas em 30 bilhões de euros devido a secas severas nas últimas safras.

Silo-bolsa como alternativa para armazenar safra recorde

O silo-bolsa é a solução para armazenar sua safra recorde de forma segura e eficiente.

Tempestades, queimadas, frio e calor extremos preocupam

Na Alemanha, inundações invadiram ruas e destruíram casas deixando centenas de pessoas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!