20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMecânica de Comunicação Estratégica comemora 50 anos

Mecânica de Comunicação Estratégica comemora 50 anos

A Mecânica de Comunicação Estratégica, com sede em São Paulo, foi criada pelos jornalistas Enio Campoi, seu atual sócio-diretor, José Mauro Ribeiro Lobo e Eduardo Jardim, e que teve também, como sócia, a empresária Cleide Bononi Campoi, com o propósito de atender a uma lacuna existente no mercado da comunicação na época.

FOTO: ALF RIBEIRO

Três meses após sua constituição, a Mecânica de Comunicação já estava atuando internacionalmente, criando um pool de empresas para patrocinar a ida de um grupo de publicações de vários Estados para cobrir a Brazil Export, em Bruxelas, cujos resultados foram considerados excepcionais pelos empresários. 

Embora uma “assessoria boutique”, a Mecânica de Comunicação Estratégica já nasceu com a ousadia para atender grandes clientes, como Fiat Automóveis, Cofap, Grupo Ultra, Mangels, Ministério do Planejamento, Bayer do Brasil, Mercedes Benz, International Caminhões, Ford, Cummins, Cia Antarctica Paulista, Tubos Tigre, dentre outras empresas de porte, nacionais ou multinacionais. Muitas delas, com quase 30 anos de atendimento contínuo. 

Ao longo dos primeiros anos, introduziu serviços inéditos, como media training, sistemas eletrônicos de transmissão de notícias e fotos, uma rede de assessorias parceiras em 14 estados brasileiros e na Argentina, nos primórdios da computação. Realizou diversas ações midiáticas internacionais para suas clientes Bayer, Fiat, Transbrasil, Cummins, Zeiss, John Deere e International Caminhões. 

Organizou dezenas de eventos de grande e médio portes, com destaque para quatro: inauguração de um complexo industrial da Ultrafértil em Cubatão, composto por sete fábricas de fertilizantes, com a presença de quatro presidentes e ex-presidentes da República e mil autoridades nacionais e internacionais; viagem de jornalistas ao Salão Aéreo de Le Bourget, na França e, ato contínuo, visita à fábrica da Boeing, em Seattle, para receber os mais modernos (na época) aparelhos widebody adquiridos pela Transbrasil, com a participação de mais de quase duas centenas de convidados VIP, incluindo a imprensa do Brasil.

Outro destacado evento foi o da excursão do coral da Bayer alemã ao Brasil, composto por 200 cantores, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, na capital gaúcha, em São Paulo e Brasília, e pela Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro, em duas audições, uma delas transmitida pela TV Globo.

Para a Cia Antarctica Paulista, organizou a cobertura jornalística da segunda viagem do Brasil ao Polo Sul, no navio Barão de Teffé da Marinha brasileira, enviando notícias sobre o roteiro e produzindo, em parceria com a TV Bandeirantes, um documentário exibido pela emissora após o final da excursão. Na edição anterior, produzimos um “livro de bordo da primeira expedição brasileira à Antártica”, patrocinado pela cervejaria e entregue a altas autoridades, entidades, escolas e outros públicos interessados nesse notável empreendimento brasileiro. 

Um destaque especial foi mobilizar mais de mil operários têxteis de vários Estados, para se deslocarem até Brasília e fazer manifestação no Congresso contra a importação de roupas da Ásia a preços vis, numa ação que empreendemos para a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil.

Outras notáveis ações foram realizadas para as montadoras Scania, Mercedes Benz, Volkswagen, Ford, International Caminhões e Fiat, desde lançamentos de produtos até inaugurações de unidades industriais ou participação nas competições de Fórmula 1. 

No campo de cobertura de feiras e exposições, a Mecânica de Comunicação Estratégica já coordenou a assessoria de imprensa do Salão do Automóvel, Expobus, Equipotel, M&T Expo, Agrishow (25 anos continuadamente), Congresso ANDAV, e outras, além de Congressos como o da ABAG (agronegócios), ANDA (fertilizantes), Direito do Agro.

A Mecânica de Comunicação, embora continue se classificando como “assessoria  boutique”, tem muito sucesso a comemorar, pois, sem competência de sua equipe profissional, alinhamento com os clientes, compliance e muita criatividade, não teria conseguido chegar tão longe. Talvez, é a empresa do setor que mais tempo sobreviveu a um país de economia inconstante, passando por crises, planos e regimes políticos distintos, mas sempre reconhecida como parceira, assertiva e ética,  pela imprensa, clientes e outros stakeholders de seu relacionamento. 

ARTIGOS RELACIONADOS

APTA completa 21 anos de coordenação da pesquisa agropecuária

Agência chega a mais de duas décadas de atuação com investimentos recordes, de R$ 102 milhões, desde 2021.

Agronegócio deve investir mais em comunicação

O Brasil é uma potência mundial no agronegócio e é o maior produtor global de soja, açúcar, café e laranja

Segurança alimentar no Brasil nos últimos 50 anos e a influência da EMBRAPA

Leia a coluna Pensando Estrategicamente, por Antônio Carlos de Oliveira.

Santa Clara completa 25 anos de sucesso

A Santa Clara Agrociência, empresa líder em inovação tecnológica na área de nutrição e proteção vegetal, completa 25 anos de história vitoriosa no agro brasileiro, ao contribuir fortemente para o desenvolvimento da agricultura, ao fornecer soluções exclusivas, muitas patenteadas, de alta tecnologia embarcada que podem atender aos principais cultivos agrícolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!