Luiz Roberto Barcelos
Diretor institucional da Agrícola Famosa Ltda, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e da COEX
Em 2015, o melão foi a fruta mais exportada pelo Brasil, com 223,74 mil toneladas embarcadas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cultura está entre as principais produzidas na região nordeste e exige dos produtores diversas práticas de manejo que atendam às altas exigências do mercado internacional, como a padronização do fruto, a aparência e o sabor.
Produção nacional
O Brasil produz cerca de 20 mil hectares, com uma produtividade média de 20 toneladas por hectare, o que perfaz 400 mil toneladas. A principal região produtora é a Chapada do Apodi, que fica na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Há, também, produção em menor escala nos Estados do Pernambuco, Bahia e PiauÃ.
Oferta e demanda
A produção de melão é relativamente nova no Brasil – cerca de 30 anos. Foi criada para abastecer a Europa no período de inverno por lá. Mais de 90% dos melões exportados têm esse destino.
O Brasil produz os melões Cantaloupe, Charrantais, Galia, Pele de Sapo, Orange Flesh e o Amarelo. Esse último é o que tem maior demanda, tanto no Brasil como na Europa.
Nos últimos dez anos a demanda cresceu muito no mercado interno a partir da oferta de melões de boa qualidade. Atualmente, há uma oferta e demanda bem equilibradas. Mas o setor produtivo está buscando novos mercados para expandir a produção. É o caso dos Estados Unidos e Ásia.
Mercado externo
Praticamente a metade da produção tem destino para exportações. Fortemente enviado para a Comunidade Europeia(incluindo UK),os melões brasileiros também são enviados para o Oriente Médio, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Hong Kong, Singapura, Argentina e Chile.
Entre os critérios para atender o mercado consumidor estão as boas práticas agrícolas certificadas por organismos internacionais, o que compreende respeito ao meio ambiente, segurança alimentar e responsabilidade social, além, é claro, de uma boa qualidade das frutas em termos de sabor e aparência.
Custo
Tanto o custo quanto a rentabilidade variam muito de ano para ano, de acordo com as pressões de praga, volume de fruta no mercado e cotação do dólar. O clima no inverno europeu também exerce grande influência, assim como o tamanho do negócio do produtor e o mercado que os melões são distribuídos.
Em média, pode-se dizer que o custo total colocado no caminhão nas fazendas é de R$ 25 mil por hectare, com uma rentabilidade de 15%.
Em resumo, esta é uma atividade altamente geradora e distribuidora de renda na região mais pobre do País, que é seu semiárido. Gera, em média, emprego parauma pessoa por hectare plantado.