26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosMelhoramento vegetal impulsiona agricultura sustentável e segura

Melhoramento vegetal impulsiona agricultura sustentável e segura

Foto Shutterstock

Bruna Muterle Berno
Especialista de Marketing, Enza Zaden Brasil

A agricultura, como pilar essencial da sociedade, enfrenta o constante desafio de fornecer alimentos de maneira sustentável e segura para uma população em crescimento contínuo.

No âmbito desse desafio, empresas líderes no setor de sementes, como a Enza Zaden, desempenham um papel crucial. Por meio da combinação de tecnologia avançada, ampla pesquisa e dedicação incansável, é possível realizar a incorporação seletiva de características em novas variedades vegetais.

Variedades adaptáveis à mudança climática

O aumento da variabilidade climática representa uma ameaça significativa à produção agrícola. As novas variedades vegetais são concebidas para enfrentar esse desafio, buscando criar culturas adaptáveis e plantas resilientes, que proporcionam uma resposta mais eficaz a essas alterações.

Resistência a pragas e doenças

Perdas na produção agrícola devido a pragas e doenças são desafios persistentes. Por meio do melhoramento é possível selecionar variedades com resistência a pragas e patógenos, reduzindo a dependência de pesticidas.

Isso não apenas protege as colheitas, mas também minimiza os impactos à biodiversidade e contribui para a segurança dos alimentos.

Eficiência no uso de recursos

A busca por eficiência no uso de recursos é uma prioridade na agricultura sustentável. Os novos vegetais são projetados para otimizar o uso de recursos como água, fertilizantes e energia. Ao exigir menos insumos, além de proporcionar economia ao agricultor, essas culturas contribuem para a redução de um impacto ambiental.

Promoção da biodiversidade agrícola

O desenvolvimento de novas sementes também desempenha um papel crucial na preservação da biodiversidade agrícola. Ao diversificar as variedades cultivadas, contribuímos para a manutenção de ecossistemas agrícolas saudáveis e resilientes. Isso é fundamental para garantir a estabilidade do fornecimento de alimentos a longo prazo.

Segurança alimentar global

O aumento da população mundial demanda um aumento significativo na produção de alimentos. O desenvolvimento de novas variedades vegetais é uma resposta a esse desafio, contribuindo para a segurança alimentar global. Plantas mais produtivas e resistentes ajudam a atender à crescente demanda por alimentos de maneira sustentável.

A contínua pesquisa e implementação de novas variedades vegetais são cruciais para enfrentar os desafios emergentes e garantir um suprimento seguro e sustentável de alimentos para as gerações futuras.

Há mais de 85 anos, a Enza Zaden dedica-se exclusivamente ao melhoramento de hortaliças, lançando mais de 150 novas variedades anualmente no mercado. Para saber mais ou acessar nosso catálogo de produtos, visite www.enzazaden.com/br.

ARTIGOS RELACIONADOS

O tomate grape Bosco da Enza Zaden Brasil

As sementes do tomate Grape Bosco oferecem frutos com alto grau Brix e altíssima produtividade até o ponteiro. Suas plantas são rústicas e altamente vigorosas. E o melhor: são tolerantes ao geminivírus e cladosporium.

Dilema das folhosas: produção e consumo em épocas de frio e calor

A Enza Zaden traz mais um artigo em parceria com a Revista Campo e Negócios.

Plantio direto como manejo preventivo para Fusarium em folhosas

A Enza Zaden, em parceria com a Revista Campo & Negócios, apresenta um artigo que debate o manejo preventivo para Fusarium em folhosas.

Desafios no controle da traça-do-tomateiro

A traça-do-tomateiro é a praga de maior importância no cultivo de tomate da atualidade. Devido ao difícil controle e severidade dos danos, pode proporcionar perdas de até 100% aos cultivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!