24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMenos soja ainda na safra brasileira 2021/22

Menos soja ainda na safra brasileira 2021/22

Soja – Crédito: shurtterstock

A safra brasileira de soja na temporada 2021/22 foi reduzida para 130,0 milhões de toneladas, de acordo com o quarto levantamento da DATAGRO. Esse novo corte representa menos 12 milhões de toneladas em relação às 142,05 milhões de toneladas projetadas em dezembro de 2021 e ainda mais distante das 144,06 milhões de toneladas estimadas inicialmente.

A redução da safra brasileira 2021/22 de soja recua mesmo com aumento de 3,7% da área plantada, para 40,51 milhões de hectares, sobre os 39,08 milhões de hectares da temporada 2020/21. De acordo com a Consultoria liderada por Flávio Roberto de França Junior, esse número confirma sua projeção inicial divulgada em julho, com o produtor brasileiro da oleaginosa ratificando o décimo quinto ano consecutivo de aumento da área plantada.

No entanto, diz o comunicado da DATAGRO, as “adversidades climáticas impedem que uma parte considerável dos sojicultores colham o potencial produtivo indicado inicialmente, em virtude, sobretudo, da escassez de chuvas provocada pelo fenômeno La Niña”.

“O início da safra foi até promissor, com a chegada mais cedo das chuvas e com umidade favorável a um plantio acelerado e antecipado. Mas, diferentemente do ano passado, quando houve a contrapartida de boas chuvas em decorrência do resfriamento das águas do Atlântico Sul, as precipitações foram diminuindo de intensidade e cobertura a partir de novembro nos três estados do Sul, além de oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sclerotinia em soja

O mofo-branco, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, tem sido o terror de muitos sojicultores em diversas regiões do Brasil. Ele está presente em mais de 28% das áreas de produção de soja do País.

Kimberlit Agrociências estará no Rally da Soja 2024

Kimberlit Agrociências demonstrará tecnologias e performance de produtos para a expressão do potencial produtivo. Venha viver uma experiência Essere.

Soja e milho: velocidade ideal da máquina no plantio

A velocidade, ideal tanto para soja quanto para milho, é de 3,0 a 5,0 km/h, pois terá um menor revolvimento do solo, sementes bem distribuídas (espaçamento entre plantas aceitável, minimizando as falhas e dupla na semeadura) e índice de emergência uniforme.

Corteva Agriscience participa do Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja

Em painel sobre produtividade e simplicidade de manejo, a companhia reforça como a Tecnologia Enlist® contribui para o dia a dia do produtor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!