19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPesquisas da Epamig impulsionam a agricultura em 2022

Pesquisas da Epamig impulsionam a agricultura em 2022

Café – Crédito: shurtterstock

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição pública dedicada a desenvolver soluções tecnológicas para a agricultura e a pecuária do estado, iniciou o ano de 2022 com novas pesquisas. A lista de projetos conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).

No total, 56 novos projetos de pesquisa vão contemplar áreas como fruticultura, bovinocultura, vitivinicultura, cafeicultura, olivicultura, grãos, agroecologia, flores, hortaliças, plantas medicinais, leite e derivados, além de recursos hídricos e biotecnológicos.

De acordo com o Diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, a empresa de pesquisa utiliza diversas ferramentas para identificar as principais demandas do agro mineiro a fim de formatar as pesquisas que serão realizadas.

“Os projetos que serão executados a partir de 2022 vão proporcionar tecnologias agropecuárias muito importantes para Minas Gerais, além de movimentar nossos programas de pesquisa e trazer uma dinâmica muito boa para nossas unidades regionais. As demandas chegam até nós por meio de reuniões com parceiros, eventos de difusão e de transferência de tecnologias e contatos próximos com produtores rurais e empresários de diversos setores. Esses encontros constantes resultam na identificação de demandas reais. Como resposta, a Epamig desenvolve tecnologias verdadeiramente úteis para o dia a dia do homem e da mulher do campo”, enfatiza.

Ainda de acordo com Trazilbo de Paula, cada um dos novos projetos de pesquisa que serão executados foi discutido com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).

Para o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEDE, Felipe Attiê, o agronegócio é uma das grandes fortalezas de Minas. Segundo ele, para que o estado seja cada vez mais produtivo e competitivo são necessárias pesquisas comprometidas com as características mineiras de clima e solo.

“Minas Gerais tem uma grande capacidade de produção e nós precisamos incentivar isso cada vez mais. O estado possui muitos produtores e propriedades pequenas, médias e grandes que são fontes de renda. Por isso, precisamos provocar o aumento da produtividade com tecnologias, melhorar as margens de lucro, diminuir riscos por meio da agricultura de precisão, defender nossos rebanhos de doenças. Enfim, precisamos trabalhar em conjunto com a pesquisa agropecuária e jamais abandonar essa que é uma vocação de Minas Gerais”, destaca Felipe Attiê em sinal de apoio aos trabalhos da Epamig.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar da agricultura regenerativa, integração entre lavoura-pecuária-floresta (ILPF)

Prática que gera importantes benefícios à cadeia de produção de alimentos pauta o segundo episódio da websérie ‘Agricultura Regenerativa e Positiva’, da Syngenta.

Claudia Arieira no Seminário Trigo no Cerrado 2022

Claudia Arieira fala sobre a necessidade de expansão da área trigueira para regiões menos tradicionais na cultura, sendo o Cerrado o principal expoente desse avanço.

Mudança climática afeta agricultura no mundo

Os eventos de calor e seca podem coincidir com mais frequência devido à mudança climática, com ...

Técnicos e instituições em prol do maracujá

O maracujá foi o centro das atenções em dois dias de Reunião Técnica realizada nos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!