Mercados nacional e mundial do abacate

0
48

Leticia Rodrigues de OliveiraEngenheira agrônoma e gestora em Agronegócio leticiaoliveira.agro@gmail.com

Bruno Henrique Leite GonçalvesEngenheiro agrônomo, mestre e doutor em Horticultura e consultor em abacatebruno_lleite@hotmail.com

Abacate – Crédito: Adrielle Teodoro

A busca por alimentos mais saudáveis vem crescendo nos últimos anos, refletindo automaticamente na demanda por frutas de qualidade. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo e o abacate se destaca na sétima colocação.

Considerado um superalimento devido às próprias características nutricionais do fruto e por sua versatilidade gastronômica, o abacate nos últimos anos tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos consumidores brasileiros e no mercado externo. Algumas pesquisas apontam que o abacate será a fruta mais comercializada no mundo em 2030.

A cultivar Hass, ou comumente chamada de Avocado, é o abacate mais consumido do mundo, representando mais de 90% da comercialização mundial.

Cenário mundial

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que, em 2019, a produção mundial de abacate foi de 7.308.978 milhões de toneladas.  Observa-se, no gráfico a seguir, que a produção mundial de abacate quase dobrou nos últimos dez anos.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.