29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 2, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMestrado profissional em Conservação da Fauna Silvestre tem inscrições abertas até 22...

Mestrado profissional em Conservação da Fauna Silvestre tem inscrições abertas até 22 de março

Programa da UFSCar em parceria com a CFS e Fundepag oferece 19 vagas para formação de especialistas na preservação da biodiversidade

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional gratuito do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau). O curso é promovido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS) – vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) – e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Com a grande diversidade de espécies endêmicas e ameaçadas no Brasil, a capacitação de profissionais qualificados se tornou necessária para lidar com questões como a perda de habitat, o tráfico de animais e as mudanças climáticas. “Neste cenário, o Mestrado Profissional proporciona a formação técnica e prática voltada para o desenvolvimento de projetos estratégicos na conservação da fauna, incluindo políticas públicas, manejo e preservação das espécies”, destaca a diretora técnica do Núcleo de Biotecnologia e Diagnóstico Clínico da CFS, membro titular da Comissão de Pós-Graduação do PPGCFau e docente permanente do Programa, Paloma Rocha Arakaki Henriques.

Ao todo, serão disponibilizadas 19 vagas em duas linhas de pesquisa voltadas para diferentes aspectos da conservação da fauna. A primeira, “Biologia da Conservação e Genética da Conservação”, abrange estudos em biologia, fisiologia, saúde, nutrição, ecologia, comportamento e genética, com o objetivo de ampliar o conhecimento e desenvolver tecnologias para a conservação de espécies tanto em seus habitats naturais (in situ) quanto em ambientes controlados (ex situ).

Já a linha “Gestão e Manejo in situ e ex situ” foca no desenvolvimento de ações e estudos voltados para educação ambiental, planejamento e manejo da fauna. O objetivo é aprimorar conhecimentos e tecnologias que contribuam para a conservação das espécies, garantindo a manutenção e recuperação da biodiversidade.

Entre os principais desafios da conservação da fauna estão o desmatamento, a caça ilegal, o tráfico de espécies e a falta de fiscalização e recursos. O Mestrado Profissional busca preparar profissionais com conhecimento em biologia da conservação, monitoramento de espécies e gestão de áreas protegidas, contribuindo para a criação de soluções eficazes para a preservação ambiental. “Ao formar especialistas com visão integrada, o Programa possibilita o desenvolvimento de estratégias inovadoras para mitigar impactos e promover a sustentabilidade”, explica Paloma.

Resultados práticos

Os egressos do PPGCFau podem atuar em diversos setores, como órgãos ambientais, ONGs, consultorias, parques e reservas naturais, além de desenvolver pesquisas acadêmicas e atuar na sustentabilidade corporativa. Entre os estudos já desenvolvidos no programa, destacam-se pesquisas genéticas com Leontopithecus chrysopygus e Alouatta guariba, que contribuíram para programas de manejo populacional, além de projetos de educação ambiental, como a instalação de lombadas e passagens de fauna em áreas críticas do campus Lagoa do Sino da UFSCar, localizado no município de Buri.

Além das oportunidades de formação e pesquisa, o processo seletivo de 2025 traz uma mudança importante em relação ao ano anterior. O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) deixou de ser uma etapa obrigatória na seleção. “Agora, apenas os candidatos aprovados e matriculados deverão realizar o exame dentro do primeiro ano do curso. A aprovação na proficiência em inglês segue sendo um requisito para a conclusão do mestrado, sendo aceitos certificados obtidos até cinco anos antes da matrícula”, explica Paloma.

A estrutura do programa também se fortalece por meio da parceria entre a UFSCar e a CFS, garantindo que os alunos tenham contato direto com projetos práticos e experiências de campo. Essa colaboração permite que os profissionais adquiram uma formação mais aplicada, alinhando conhecimentos acadêmicos às necessidades do setor, promovendo a integração entre pesquisadores e gestores ambientais, facilitando a implementação de políticas públicas e ações para a conservação da fauna. Outro pilar fundamental para a viabilização do programa é a participação da Fundepag, que atua na gestão do acordo entre a CFS e a UFSCar, “permitindo que as instituições foquem na execução técnica do projeto”, explica a diretora do Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre da CFS e docente colaboradora do Programa, Irys Hany Lima Gonzalez .

As inscrições ficam abertas até 22 de março de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico de inscrição, disponível no site oficial do programa: http://www.ppgcfau.ufscar.br

ARTIGOS RELACIONADOS

2ª Edição do Outlook

Com 2021 ainda em cenário de pandemia, os encontros e eventos presenciais foram ...

CESB prorroga inscrições do 13º Desafio Máxima Produtividade da Soja

Sojicultores de todas as regiões brasileiras, e de diversas cidades, já garantiram a sua participação no 13º Desafio Máxima

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB

São Paulo, março de 2022 – O sojicultor brasileiro enfrentou uma safra de grande superação,...

Abertas inscrições para Reunião de Pesquisa de Soja

As inscrições para a 38ª edição Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), a ser realizada nos dias 23 e 24 de agosto de 2023,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!