24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMudas de uvas - Enxertia ainda é o melhor caminho

Mudas de uvas – Enxertia ainda é o melhor caminho

Erasmo José Paioli Pires

Doutor em Fitotecnia e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas

ejpaiolipires@gmail.com

 

Crédito Erasmo Reis
Crédito Erasmo Reis

A enxertia passou a ser obrigatória com a entrada da filoxera em vinhedos europeus em 1863, posto que a Vitisvinífera L. é extremamente sensível ao ataque desta praga.

A Vitislabrusca L., numa escala de 0 a 20, tem grau de tolerância 05, portanto, as variedades derivadas dela, como Niágara, Isabel e Concord também são suscetíveis a tal praga. Além da filoxera, os porta-enxertos também podem ser tolerantes ou resistentes a outras pragas, como pérola da terra, fungos como fusarium e nematoides.

Vantagens da enxertia

As mudas enxertadas possuem elevada porcentagem de pegamento, uniformidade de brotação, redução de mão de obra e controle de viroses. Entre elas destacam-se a IAC 313, IAC 572, IAC 766, Kober 5BB, 420ª, 1103 Paulsen, 106-8 Mgt ou riparia do traviú, 3306 Courdec, SO4 e 101-14 Mgt.

Manejo

Se a enxertia for realizada diretamente a campo, os passos são os seguintes:

ðAno 1 ” plantio das estacas dos porta-enxertos e condução de seus futuros brotos e tutores;

ðAno 2 ” podam-se os ramos dos porta-enxertos a 10 cm acima do nível do solo e a seguir faz-se um corte longitudinal de 03 cm. A seguir, com estaca de duas gemas do enxerto, em sua parte basal corta-se em duplo bisel. Deste modo, esta estaca será introduzida no porta-enxerto. Após, amarra-se com barbante de algodão a região do enxerto, cobrindo-se com um montículo de terra. Quando o enxerto brotar, elimina-se o montículo de terra e conduz-se o broto até chegar ao primeiro arame da espaldeira ou nos arames da pérgola.

Cuidados

Os cuidados nessa etapa são, principalmente, adotar materiais de proveniência garantida, livres de pragas e doenças, manter as ferramentashigienizadas, como canivetes para enxertia e tesouras de poda; e quando o enxerto brotar, ter cuidado para não quebrar o tenro broto e pulverizá-lo contra patógenos.

As mudas enxertadas são produzidas por viveiros credenciados no Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura Estadual. Portanto, o material vegetal é fiscalizado quanto à origem e sanidade.

As mudas enxertadas são bastante uniformes, produzidas a partir de clones selecionados, o que resulta em aumento de produtividade.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bioenergia: Plantios adensados de eucaliptos

Autores Gleison Augusto dos Santos Doutor e professor - Universidade Federal de Viçosa (UFV) Juliana Brunetta Engenheira florestal, doutora e pesquisadora - Renabio Laercio...

Broca-do-café agora tem controle

As duas principais pragas do café agora são controladas pelo inseticida Tracer®, da Dow AgroSciences. O produto, que já tinha registro para o combate...

Manejo biológico no controle de nematoides em alface

Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa e professor do IF Goiano " campus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Sinara Vieira Amaral Engenheira agrônoma...

Programa voltado para fazendas de algodão sustentável no Brasil traz resultados positivos

O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) - uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com as associações estaduais,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!