Mulching Avanti no cafeeiro

0
182

Nelson Iida
Gerente comercial da Plasticultura BR

Crédito: Agroflex

Os cafeicultores agora têm um grande aliado para iniciar um novo plantio do café, seja ele Conilon ou Arábica. Você leitor e cafeicultor, veja se lhe é familiar em sua região a escassez de MO. Mas, o que é MO? Umas das questões mais importantes no agronegócio, a mão de obra. Até dizem que temos mais de 13 milhões de desempregados, mas, vai buscar MO no mercado…

Pois é, Avanti é o mulching de maior eficiência e qualidade, que possui o M12 com 12 meses de garantia e o M24 com 24 meses, respectivamente, de garantia contra degradação precoce.

Uma das grandes vantagens na aplicação do Avanti é que em toda a linha ou área protegida, quando aplicado o Avanti de 1,40 m de largura, não terá incidência de ervas daninhas, automaticamente eliminando a capina no cafeeiro.

Assim não haverá mais aquele problema de cortar várias plantas, ou mesmo machucar algumas, abrindo entrada para fungos e bactérias. Ainda, há economia de tempo e dinheiro, já que não haverá tubos gotejadores cortados pela enxada, sem contar o tempo que é perdido até o reparo, e a perda de água e plantas, que morrem por falta de água.

Aliado da lavoura

O Avanti também é considerado grande aliado, ao se tratar de economia de água e fertilizantes hidrossolúveis, ou seja, uma área sem aplicação do Avanti, com clima seco e altas temperaturas, as águas da irrigação se evaporam muito rápido, perdendo muito fertilizante. Há regiões de clima muito seco que chegam a 60% de perda de água por evaporação.

Mas, não se enganem! Não é qualquer mulching que irá atender – veja se há espessura mínima de 24 micra por parede, para facilitar uma bobina de 1,40 x 1.000. Deve ter peso teórico de 33,60 kg e garantia mínima de 12 meses, pois uma garantia menor não irá atender a cultura do café.

Outro ponto importante! Se o produtor quer apenas fazer um teste em uma área menor, nunca faça a área testemunha no mesmo registro de água, pois na área com Avanti a economia será muito grande, e se irrigar na mesma proporção, terá muita agua e o café sentirá esse excesso, podendo amarelar e até mesmo morrer. Ninguém quer beber água em excesso, não é mesmo?

Assim, é muito importante o devido controle e consultar um técnico para recomendar o uso de um tensiômetro ideal para qualquer área irrigada. Seu plantio de café nunca mais será o mesmo com a aplicação do Mulching Avanti M12 ou M24 Preto e Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!