25.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMulheres no Agro marca a agenda do Ibiapaba Agrotech

Mulheres no Agro marca a agenda do Ibiapaba Agrotech

Mulheres do setor de toda a região se reuniram nesse sábado (16) para troca de ideias e experiências.

A atuação da mulher na gestão e na governança dos agronegócios tem sido tema recorrente de discussão e análise dentro do processo de estímulo à maior imersão feminina, principalmente em posições estratégicas e de liderança no campo. Com o intuito de contribuir para a continuidade do desenvolvimento das mulheres que atuam no segmento do Agronegócio, o Ibiapaba Agrotech reuniu Sebrae, Faec/Senar e Prefeitura de Guaraciaba do Norte para um dia de programação dedicado em ofertar conteúdo de ponta sobre inovação, liderança, governança, economia e motivação, bem como ser uma oportunidade para troca de experiências entre as participantes.

Créditos: Divulgação

Com o foco em priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio, mulheres do setor de toda a região se reuniram nesse sábado (16) para troca de ideias e experiências, sempre com foco no papel da Mulher no Agronegócio Ibiapabano.

Esse destaque se dá pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

Além disso, conforme o censo agropecuário do IBGE de 2017, 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país, e 57% desse número estão na região nordeste.

Ainda, dados da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) mostram que 71% das mulheres ligadas ao agro lidam com diversas tarefas e responsabilidades. Isso se deve ao fato de que as mulheres são frequentemente responsáveis por diversas obrigações relacionadas à gestão e propriedade de empresas, além de lidar com questões pessoais, familiares e domésticas, incluindo a maternidade.

Para Lucivanda Fernandes, CEO da Fazenda Santo Expedito: “O encontro é uma forma de emponderar aquelas mulheres que se dedicam diariamente ao desenvolvimento do agronegócio Ibiapabano.” e completa: “Nossa presença, traz a força que movimenta e incentiva a criação de ambientes mais dinâmicos. Como resultados que impulsionam o crescimento dos negócios dentro e fora do campo”.

O encontro das Mulheres do Agro – Edição Ibiapaba Agrotech teve como anfitriã, a Primeira Dama de Guaraciaba do Norte, Karen Machado e contou com diversas lideranças femininas, além do prefeito Adail Machado, o articulador do Sebrae, Francisco Terceiro Magalhães, o vice-presidente da Faec/Senar, Inácio Parente e o deputado federal Moses Rodrigues.

Para Marcia Caroline, Analista Técnica do Sebrae e responsável pelas ações de Empreendedorismo Feminino na Ibiapaba, “eventos como esse que o Sebrae proporciona junto com seus parceiros, reafirmam a sua missão de Transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento, networking e fazer com que mulheres se inspirem em outras mulheres e se tronem protagonistas de suas empresas e carreiras”

O encontro contou ainda com vivências, palestras e mesas redondas com as presenças de Ângela Andrade – Gerente do Agronegócio do Banco do Brasil no Ceará; Alessandra de Oliveira Sousa, Gerente De Relacionamento da Carteira Agro do Banco do Nordeste  – Agência De São Benedito; Jakeline Diogenes – Gerente de Marketing do Grupo Samaria; Diego Trindade – Diretor Administrativo e Financeiro do Senar; Lucivanda Fernandes – CEO da Fazenda Santo Expedito; a produtora rural Valdete Soares; Betty Lobo – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Croatá; Ana Talita Adeodato Carvalho Pontes – Gerente Agrícola da Nutrilite; Cris Castro do Café da Amélia; Márcia Caroline do Sebrae, a produtora rural Rita Grangeiro; a técnica do Senar, Ivonisa Holanda e homenagens entregues pela Primeira Dama Karen Machado para  a pioneira do agronegócio em Guaraciaba do Norte, a empresária Zadina Camelo; a engenheira agrônoma, Maisa Veras e a agente comunitária e agricultora Olga Rodrigues.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrotech 2023

Dia 20 de novembro, em São Paulo (SP).

ABIC apresenta propostas da indústria de café ao Congresso Nacional

Discussão sobre impostos e Frente Parlamentar do Café fizeram parte da agenda.

Confiança na marca gera lucratividade ao produtor

Quando o relacionamento com um fornecedor se torna duradouro, há ganhos mútuos e, nessa perspectiva, o agro se fortalece através de suporte técnico constante e acesso a novas tecnologias e produtos, o que também contribui para um planeta mais verde e sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!