21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMulheres no Agro marca a agenda do Ibiapaba Agrotech

Mulheres no Agro marca a agenda do Ibiapaba Agrotech

Mulheres do setor de toda a região se reuniram nesse sábado (16) para troca de ideias e experiências.

A atuação da mulher na gestão e na governança dos agronegócios tem sido tema recorrente de discussão e análise dentro do processo de estímulo à maior imersão feminina, principalmente em posições estratégicas e de liderança no campo. Com o intuito de contribuir para a continuidade do desenvolvimento das mulheres que atuam no segmento do Agronegócio, o Ibiapaba Agrotech reuniu Sebrae, Faec/Senar e Prefeitura de Guaraciaba do Norte para um dia de programação dedicado em ofertar conteúdo de ponta sobre inovação, liderança, governança, economia e motivação, bem como ser uma oportunidade para troca de experiências entre as participantes.

Créditos: Divulgação

Com o foco em priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio, mulheres do setor de toda a região se reuniram nesse sábado (16) para troca de ideias e experiências, sempre com foco no papel da Mulher no Agronegócio Ibiapabano.

Esse destaque se dá pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

Além disso, conforme o censo agropecuário do IBGE de 2017, 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país, e 57% desse número estão na região nordeste.

Ainda, dados da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) mostram que 71% das mulheres ligadas ao agro lidam com diversas tarefas e responsabilidades. Isso se deve ao fato de que as mulheres são frequentemente responsáveis por diversas obrigações relacionadas à gestão e propriedade de empresas, além de lidar com questões pessoais, familiares e domésticas, incluindo a maternidade.

Para Lucivanda Fernandes, CEO da Fazenda Santo Expedito: “O encontro é uma forma de emponderar aquelas mulheres que se dedicam diariamente ao desenvolvimento do agronegócio Ibiapabano.” e completa: “Nossa presença, traz a força que movimenta e incentiva a criação de ambientes mais dinâmicos. Como resultados que impulsionam o crescimento dos negócios dentro e fora do campo”.

O encontro das Mulheres do Agro – Edição Ibiapaba Agrotech teve como anfitriã, a Primeira Dama de Guaraciaba do Norte, Karen Machado e contou com diversas lideranças femininas, além do prefeito Adail Machado, o articulador do Sebrae, Francisco Terceiro Magalhães, o vice-presidente da Faec/Senar, Inácio Parente e o deputado federal Moses Rodrigues.

Para Marcia Caroline, Analista Técnica do Sebrae e responsável pelas ações de Empreendedorismo Feminino na Ibiapaba, “eventos como esse que o Sebrae proporciona junto com seus parceiros, reafirmam a sua missão de Transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento, networking e fazer com que mulheres se inspirem em outras mulheres e se tronem protagonistas de suas empresas e carreiras”

O encontro contou ainda com vivências, palestras e mesas redondas com as presenças de Ângela Andrade – Gerente do Agronegócio do Banco do Brasil no Ceará; Alessandra de Oliveira Sousa, Gerente De Relacionamento da Carteira Agro do Banco do Nordeste  – Agência De São Benedito; Jakeline Diogenes – Gerente de Marketing do Grupo Samaria; Diego Trindade – Diretor Administrativo e Financeiro do Senar; Lucivanda Fernandes – CEO da Fazenda Santo Expedito; a produtora rural Valdete Soares; Betty Lobo – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Croatá; Ana Talita Adeodato Carvalho Pontes – Gerente Agrícola da Nutrilite; Cris Castro do Café da Amélia; Márcia Caroline do Sebrae, a produtora rural Rita Grangeiro; a técnica do Senar, Ivonisa Holanda e homenagens entregues pela Primeira Dama Karen Machado para  a pioneira do agronegócio em Guaraciaba do Norte, a empresária Zadina Camelo; a engenheira agrônoma, Maisa Veras e a agente comunitária e agricultora Olga Rodrigues.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrotech 2023

Dia 20 de novembro, em São Paulo (SP).

Confiança na marca gera lucratividade ao produtor

Quando o relacionamento com um fornecedor se torna duradouro, há ganhos mútuos e, nessa perspectiva, o agro se fortalece através de suporte técnico constante e acesso a novas tecnologias e produtos, o que também contribui para um planeta mais verde e sustentável

ABIC apresenta propostas da indústria de café ao Congresso Nacional

Discussão sobre impostos e Frente Parlamentar do Café fizeram parte da agenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!