22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEmater é a melhor empresa do agronegócio segundo a Exame

Emater é a melhor empresa do agronegócio segundo a Exame

Estatal mineira sobe no ranking no prêmio Melhores e Maiores 2023, da revista Exame

O tradicional prêmio Melhores e Maiores 2023, da revista Exame, trouxe a Emater-MG na colocação 27 do ranking das 1000 Maiores Empresas Brasileiras, sendo a segunda empresa mineira mais bem posicionada na lista. Já na categoria Melhores Empresas Brasileiras, a estatal mineira aparece na 209 posição no ranking geral, figurando no 15º lugar entre as melhores empresas de Minas. No segmento Agronegócio, a Emater-MG surge na 14ª posição no Brasil e em primeiro lugar em Minas no ranking das Melhores Empresas.

Créditos: Divulgação

Em 50º edição, o Melhores e Maiores é uma das principais premiações empresariais do país e foi realizado, no dia 14 de setembro, em São Paulo. Este ano, a premiação Melhores e Maiores avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis e balanços divulgados em fontes fidedignas. “É uma alegria a divulgação da publicação Maiores e Melhores 2023, da Exame, na qual a Emater-MG mostrou uma grande evolução comparada ao ano de 2022. No ano passado, a Emater-MG ocupava no ranking a posição de número 89 entre as maiores empresas do país e agora estamos na posição 27, um grande avanço”, comenta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Práticas sociais e ambientais

Para realização das análises das empresas foram considerados três critérios: resultado financeiro das empresas (dados contábeis), crescimento e práticas de impacto ESG (sigla em inglês que significam environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização). Nesse último quesito, a empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e atua na extensão rural mineira há quase 75 anos, tem resultados bastante robustos.

A Emater-MG tem convênio com 811 municípios do Estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 350 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.

Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. Dentro dessa proposta, em 2022, foram atendidos 207.670 agricultores, 705 organizações rurais e 6.192 pessoas de áreas urbanas. A empresa também atua ao lado das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, em ações de recuperação das sub-bacias hidrográficas de Minas Gerais como o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

Outra iniciativa importante foi a adesão da empresa ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). A estatal mineira adotou ainda novos instrumentos de boa governança (Plano de Integridade da Emater-MG, Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Pacto por Resultados e outros). “O ranking da Exame avalia atitudes da empresa, programas e ações voltadas para a política ESG, com a preocupação social, de governança e ambiental, além dos índices de arrecadação e índices contábeis financeiros. Então isso mostra que a gestão da empresa está no caminho certo e estamos avançando. Outro dado que nos chama atenção é que a empresa, dentro do ramo do agronegócio em Minas Gerais, foi a primeira colocada”, argumenta Otávio.

Crescimento

Atualmente, a gestão da empresa está implementando o Planejamento Estratégico 2022-2026. Nesse sentido, foram definidos projetos voltados ao desenvolvimento e fortalecimento da empresa e à qualificação dos resultados a serem apresentados aos seus clientes, mantenedores, parceiros e à sociedade. As iniciativas de modernização administrativa contribuíram para uma melhoria dos dados contábeis da Emater-MG (avaliados na premiação).

Outro importante impulso para o crescimento da empresa (também critério de avaliação no prêmio da Exame) no último ano foi a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que beneficiou mais de 3 mil escolas e 16 mil agricultores familiares. O contrato firmado com a Secretaria de Educação, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garante alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

“Com assistência técnica da Emater-MG, milhares de agricultores se tornaram aptos a comercializar junto à rede estadual de ensino. Com isso, o Estado cumpriu não só o mínimo exigido de uso de 30% da verba federal em compras de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, como esse número já chega a 38%, gerando mais emprego e renda no campo”, salienta o diretor presidente da Emater-MG. Os dados referentes ao prêmio Melhores e Maiores 2023 estão disponíveis no site da revista Exame (link).

ARTIGOS RELACIONADOS

Sucessão familiar: Empresas agro e produtores rurais

A sucessão familiar em empresas do agronegócio assim como para os produtores rurais, ambos ainda que de pequeno porte, é uma questão que precisa ser planejada desde o início, preparando os familiares para todas as adversidades que possam surgir no meio do caminho.

Nitro Boost Academy busca projetos de inovação em biológicos para o agronegócio

A iniciativa de inovação aberta, em parceria com a Liga Ventures, está com inscrições abertas até 19 de setembro

Agricultores não devem perder prazo de aviso de sinistro

A safra de soja 2020/21 já enfrentou irregularidade das chuvas e o plantio registrou atraso em muitas regiões.

O agro nos próximos quatro anos: quais as expectativas?

Décio Luiz Gazzoni, Engenheiro Agrônomo, membro do Conselho Agro Sustentável, traz um artigo que reflete sobre como deve ser o agro nos próximos quatro anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!