21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMultiplicação on farm de microrganismos

Multiplicação on farm de microrganismos

Crédito Exclusiva Bio

Fagner Furtado
CEO da Exclusiva Bio Multiplicação Biológica

A demanda por bioinsumos tem crescido rapidamente no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Produtos saudáveis e uma agricultura mais sustentável têm sido uma grande demanda dos consumidores.
As ferramentas de manejo biológico disponíveis no mercado nos últimos anos ainda eram de difícil acesso e com custo elevado, inviabilizando assim seu uso. Visto isso, a utilização de insumos convencionais (químicos) ainda eram a realidade do cenário nos manejos fitossanitários na agricultura.
Na safra de 2011/12, tivemos um surto de Helicoverpa armigera e isso fez com que muitos produtores recorressem aos bioinsumos de multiplicação artesanal, pela ineficiência dos químicos em controlar a praga e os custos dispendiosos da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis). Nascia, então, o que hoje chamamos de multiplicação on farm de microrganismos.

Regulamentação

A multiplicação on farm é regulamentada pelo Decreto nº 6.913, de 2009, que determina que “ficam isentos de registro os produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica produzidos na fazenda exclusivamente para uso próprio”. Em maio de 2020 o MAPA constituiu o Programa Nacional de Bioinsumos definindo parâmetros que configuram um bioinsumo e como utilizá-lo.

Biofábricas on farm

Muito se discute sobre o cenário de eficiência da multiplicação on farm e, sem dúvidas, alguns pontos importantes devem ser destacados: o protocolo de manipulação, a estrutura física destinada para operação e as pessoas responsáveis pelo processo.
As biofábricas devem ser tratadas como uma indústria e todo o processo de assepsia e protocolo de multiplicação devem ser respeitados com bastante critério. Contaminações indesejadas acontecem por descuido em alguns dos elos do protocolo e o papel dos nossos consultores técnicos é assegurar que o controle de qualidade esteja respeitando o passo a passo da multiplicação.
Assim, com certeza teremos um produto final com altas concentrações e livres de contaminações, pronto para nos auxiliar no manejo de pragas e doenças no campo.

Benefícios

A multiplicação on farm chegou ao mercado para democratizar o uso dos bioinsumos: redução no custo dos produtos biológicos e eficiência no campo são os grandes pilares da atividade.
As indústrias fabricantes de produtos biológicos oferecem diversas ferramentas de manejo. Existem bactérias disponíveis para reciclagem de nutrientes como fósforo e nitrogênio, bactérias que auxiliam no manejo de nematoides, fungos de solo e de parte aérea, dentre outras que trabalhamos em todas culturas. A grande dificuldade de implantação são os custos destes insumos e a multiplicação on farm chegou para auxiliar o produtor neste quesito, disponibilizando todas estas ferramentas com custos acessíveis e de alta qualidade.

Assistência técnica

A assistência técnica é um ponto crucial em todo o processo, desde o monitoramento nas lavouras, recomendação de produtos, construção da biofábrica e multiplicação dos inóculos. Profissionais habilitados e com experiência na atividade são fundamentais para que o processo tenha realmente assertividade.
Nós, da Exclusiva Bio Multiplicações On Farm, temos uma equipe completa de engenheiros agrônomos, microbiologistas e técnicos agrícolas prontos para atender as demandas dos produtores e auxiliá-los na implantação das biofábricas, nos processos de multiplicação e na assistência técnica nas lavouras.

Democratização

A multiplicação on farm é uma tecnologia de democratização de uso dos bioinsumos, diminuindo custos de produção e levando benefícios no uso. Por isso, deve ser tratada como uma atividade profissional, envolvendo pessoas certas com capacidade de auxiliar e garantir que o processo esteja dentro dos padrões de controle de qualidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

A Semente é fundamental na produção de milho?

AutoresMaria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma, mestra em Ciências Agrárias e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com...

Estudo aponta viabilidade de irrigar soja no sul de MS

Irrigar soja na região sul de Mato Grosso do Sul pode ser viável, dependendo da produtividade e do custo da saca no mercado. Foi...

Manejo adequado de nematoides na cultura do algodoeiro

Os nematoides de maior importância na cultura do algodoeiro são Meloidogyne incognita, Rotylenchulusreniformise Pratylenchus brachyurus. No Sul do Mato Grosso a predominância é por...

Polímeros otimizam uniformidade no plantio?

AutorRonaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV) ronaldo.juniior@ufv.br Maycon Silva...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!