29.7 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasNematicida eleva número de perfilhos e aumenta produção da cana-de-açúcar

Nematicida eleva número de perfilhos e aumenta produção da cana-de-açúcar

Pontiac 350 SC, da Rotam do Brasil, ajuda no combate aos nematoides e eleva produção na cultura

Foto cana genérica

Para tentar evitar dor de cabeça com os principais nematoides na cana-de-açúcar, a Rotam do Brasil, oferece aos produtores da cultura, o nematicida e também inseticida Pontiac 350 SC, do grupo químico Metilcarbamato de oxima para aplicação no sulco da planta. Os famosos nematoides podem gerar prejuízos de 25% na produção. O produto auxilia na diminuição desse número, além de elevar o vigor do canavial e por consequência aumentar o índice de área foliar e desenvolvimento dos perfilhos.

Os principais nematoides prejudiciais ao agricultor de cana-de-açúcar são os do tipo Meloidogyne javanica, além do Pratylenchus zeae. O Pontiac 350 SC, 1º Tiodicarbe registrado em mercado de cana, age diretamente contra eles e gera vários benefícios, como explica Carlos Guarnieri, Técnico Sênior da Estação Experimental, de Arthur Nogueira-SP. “Os polímeros do produto protegem a molécula nas diversas condições de uso. Além disso, Pontiac 350SC é dotado de filtro solar em sua formulação, o que evita a fotólise, que é a decomposição dos produtos químicos, através da ação solar. Os componentes presentes em sua formulação também proporcionam excelente estabilidade, homogeneização e compatibilidade na calda de aplicação e assim incrementando do rendimento operacional“, explica.

Mais cana e efeito fitotônico

Dados de pesquisa em campo demonstrativo na área de um fornecedor de cana na região de Piracicaba-SP revelam que a testemunha produziu 55 perfilhos a cada 10 metros, e a planta com o produto, 76 perfilhos, ou seja, 38% a mais. A produção também aumentou 13%, sendo Pontiac 350 SC, 81,1 toneladas de cana-de-açúcar por hectare frente a 70,5 da testemunha. “A produção com a aplicação do nematicida foi superior a uma tonelada de açúcar por hectare. Ou seja, mais dinheiro no bolso do produtor“, aponta Guarnieri.

Além de mais cana-de-açúcar, o produto interfere diretamente nos hormônios promotores, responsáveis principalmente pelo desenvolvimento de raízes e crescimento do colmo primário. Antecipando a formação de raízes, beneficiando a brotação e assim elevando a eficiência e resistência a diferentes condições de ambiente. Esse crescimento a mais, proporcionado pela aplicação de substâncias estimulantes, como o Pontiac 350 SC, é conhecido como efeito fitotônico.

Rotam do Brasil – A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.

ARTIGOS RELACIONADOS

Chuvas afetam plantações de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo

Segundo especialista, a produção teve queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior As lavouras de cana-de-açúcar de algumas cidades do interior de São...

Algas marinhas aumentam o peso da batata

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Inovação reduz pela metade custo do controle biológico da vespa da madeira

  O novo tipo de aplicação possibilita uma redução de 46,5% nos custos e 66,7% no tempo de execução da atividade   Um novo método de aplicação...

A importância da nutrição para a qualidade da banana

Muito comum e abundante no Brasil, a banana é um dos frutos de maior produção nacional, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!