25.6 C
Uberlândia
segunda-feira, fevereiro 10, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosNim Brasil: controle eficiente e sustentável de pragas

Nim Brasil: controle eficiente e sustentável de pragas

O óleo de neem atua em todas as fases do inseto, enquanto o Desalox os incomoda e promove sua exposição aos produtos. Desde o milho até o café, suas plantações são protegidas com eficiência

O controle de pragas bioprotetor da Nim Brasil, com o óleo de neem, garante uma redução de 50 a 100% no uso dos inseticidas químicos convencionais, com carência zero. A técnica é ainda mais eficaz quando agregada ao produto Desalox, à base de S-alilcisteina, Limoneno e Citronelal.

Com a utilização desses dois produtos conseguimos um controle efetivo no controle de diversos insetos que causam grandes prejuízos para os produtores. Isso porque o óleo de neem apresenta ação por contato e por ingestão, atuando em todas as fases do inseto (ovos, larvas, ninfas e adultos).

Modo de ação

Trata-se de um produto sistêmico que, ao ser assimilado pela planta, passa a circular em sua seiva, contendo mais de 160 princípios ativos, sendo o principal a azadiractina, com uma poderosa ação ovicida, anti alimentícia, efeito regulador do crescimento e inibidor da reprodução. Ou seja, o inseto jovem morrerá no momento de sua ecdise (mudança de fase) e os insetos adultos são afetados em seu sistema reprodutivo, deixando-os estéreis.

Já o Desalox foi desenvolvido com alta tecnologia e, ao ser aplicado, faz com que os insetos se incomodem e se irritem, promovendo a movimentação deles e, consequentemente, maior exposição dessas pragas com os produtos utilizados.

Principais culturas

Milho: algumas pragas podem causar perdas de até 90% à cultura do milho. A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) é um exemplo disso. Além dos danos diretos que provocam às plantas, essas pragas também podem ser vetores de doenças que causam prejuízos significativos à produção. Com o nosso controle bioprotetor, conseguimos o controle efetivo deste e de outros insetos que atacam a cultura do milho, como a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), mosca-branca (Bemisia tabaci), dentre outros.

Soja: acultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação à colheita. Logo após a germinação, a partir do início do estádio vegetativo, vários insetos, como o bicudo-da-soja (Sternechus subsignatus), os percevejos-castanhos-da-raiz (Scaptocoris castanea e Atarsocoris brachiariae) danificam a cultura. Mais adiante, a lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), a lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens) e vários outros desfolhadores atacam as plantas, ocorrendo em maior número durante as fases vegetativa e de floração. Com o início da fase reprodutiva, surgem os percevejos sugadores de vagens e sementes (Nezara viridula, Piezodorus guildinii e Euschistus heros), dentre outras espécies, que causam danos desde a formação das vagens até o final do enchimento dos grãos. Utilizando nosso óleo de neem concentrado, juntamente com o Desalox, conseguimos um controle efetivo, e uma grande redução dos inseticidas químicos convencionais.

Feijão: segundo estimativas, as pragas que atacam a cultura do feijão podem diminuir a produção entre 33 a 86%, em especial a cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri), ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus), mosca-branca (Bemisia tabaci), lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera), dentre outros. Com o nosso controle bioprotetor, conseguimos um controle efetivo de todas elas.

Café: a cultura do café está sujeita ao ataque de pragas que podem afetar o desenvolvimento e a produção das plantas, causando prejuízos consideráveis. Dentre elas, citamos algumas, como a broca-do-café (Hypothenemus hampei), o bicho mineiro (Leucoptera coffeella), os ácaros e as cochonilhas. Com o nosso controle bioprotetor, reestabelecemos o equilíbrio dentro da lavoura e conseguimos uma redução gradativa de até 100% dos inseticidas químicos convencionais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle da murcha de Fusarium é fundamental para tomaticultores brasileiros

Variedade híbrida Evimeria, da linha Superseed, oferece resistência a essa e outras doenças, garantindo maior segurança ao plantio

Bicudo do algodoeiro – acerte no alvo

O bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis Boheman, (Coleoptera: Curculionidae) é a principal praga em lavouras de algodão, responsável por perdas de até 100%, caso o manejo não seja conduzido de forma eficiente.

Pragas que atacam as raízes do milho

Os insetos-praga podem atacar as sementes e as raízes do milho após a semeadura, e como consequência, reduzir o número de plantas na área cultivada e o potencial produtivo da lavoura. Como parte do ciclo de vida desses insetos é no solo, a detecção e o emprego de medidas são dificultados.

Meses secos favorecem a Traça-do-tomateiro

Tuta absoluta já é velha conhecida do produtor, porém, a baixa prevenção, manejo incorreto ou ineficiente, podem causar perdas de até 100% da lavoura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!