Em 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT reconhece a importância da data e vem empenhando esforços significativos para ampliar a participação na normalização internacional em temas voltados a preservação desse rico ecossistema.
A ABNT é protagonista de uma Norma Internacional que define requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndios florestais, baseada na Prática Recomendada ABNT/PR 1014:2021.
A ideia é estabelecer condições e procedimentos para o combate de focos em áreas de vegetação, matas e florestas, visando contribuir para que as agências públicas governamentais, bem como o setor privado e a população tenham conhecimentos gerais sobre o tema.
A Norma está sendo discutida na Organização Internacional de Normalização, no âmbito do Comitê ISO/TC 92 (Fire Safety), pelos especialistas dos diversos países que participam neste fórum internacional.
“A ação humana e as alterações climáticas têm ocasionado recordes no número de incêndios florestais, especialmente em períodos mais secos do ano, nos maiores biomas do país e do mundo. A norma da ABNT, que servirá de base para a norma internacional, foi elaborada utilizando melhores práticas adotadas no mercado brasileiro e referências técnicas estrangeiras e internacionais”, destaca o presidente da ABNT, Mario William Esper.
Medição de desmatamento
A ABNT também vem liderando os debates internacionais da ISO para a criação da primeira normapara determinação da métrica de desmatamento, por meio do estabelecimento de procedimentos para medição da colheita ou extração de vegetação nativa em áreas com atividade de manejo. “A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos”, ressalta o presidente da entidade Mario William Esper.
Biodiversidade A ABNT integra ainda o Comitê técnico ISO sobre Biodiversidade (ISO/TC 331), cujo objetivo é desenvolver princípios, estrutura, requisitos, orientação e ferramentas de apoio em uma abordagem holística e global para que todas as organizações ampliem sua contribuição para o Desenvolvimento Sustentável.